Sumário |
702 |
Organização |
34 |
Apresentação |
37 |
Carolina Schenatto da Rosa |
38 |
Fernanda dos Santos Paulo |
38 |
Diandra dos Santos de Andrade |
38 |
João Abel Pasini Leandro |
38 |
Eixo 1: Paulo Freire e diálogos internacionais |
39 |
A INTERNACIONALIZAÇÃO PELO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO POPULAR NUMA EXPERIÊNCIA BRASIL-NICARÁGUA |
41 |
Vilmar Alves Pereira |
41 |
CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO EM CUBA: PROXIMIDADES COM A PALAVRAMUNDO DE PAULO FREIRE |
49 |
Ruander Cezar Alves |
49 |
Kellen Lisandra Santos |
49 |
CARTAS A OUTROS PROFESSORES: KUSCH, SARMIENTO E FREIRE |
63 |
Daniela Corte Real |
63 |
CARTAS A UNS PROFESSORES: JOSÉ MARTÍ E SAUL TABORDA |
69 |
Daniela Corte Real |
69 |
DIÁLOGOS ENTRE RANCIÈRE E PAULO FREIRE |
73 |
Tyler Olsen |
73 |
DIÁLOGOS INTERNACIONAIS ENTRE FREIRE E FIDEL: O REVOLUCIONÁRIO PODER DA EDUCAÇÃO PARA TODAS AS NAÇÕES |
75 |
Carolina Schenatto da Rosa |
75 |
Julieta Abba |
75 |
Danilo Romeu Streck |
75 |
FREIRESCAPE – UMA AVENTURA ENTRE OS PENSAMENTOS DE PAULO FREIRE |
79 |
Lisiane Cézar de Oliveira |
79 |
Claudio Cleverson de Lima |
79 |
Eliane Schlemmer |
79 |
LITERATURA E EDUCAÇÃO NOS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS: POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE |
81 |
Mara Rosane Haubert Leonardo Camargo Lodi |
81 |
O ESTAR COM O MUNDO: OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A INTERNACIONALIZAÇÃO |
85 |
Cláudia Schiedeck Soares de Souza |
85 |
O QUE FOI FAZER A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO NO “PRIMEIRO MUNDO”? UMA INVESTIGAÇÃO DA RECEPÇÃO DE PAULO FREIRE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA FEDERATIVA DA ALEMANHA ENTRE 1970 E 2000 |
101 |
Angelita Dal Piva |
101 |
PENSAMENTO DESCOLONIAL: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE FREIRE |
109 |
Lucas Hoffmann |
109 |
Diandra dos Santos de Andrade |
109 |
Rodrigo Weber da Fontoura |
109 |
PENSANDO A INTERNACIONALIZACÃO DO ENSINO SUPERIOR SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL |
113 |
Fernanda Acosta Funchal |
113 |
Vilmar Alves Pereira |
113 |
Eixo 2: Paulo Freire: memória, registro, identidade e acervo |
119 |
CAMINHANDO NA EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE LIBERTADORA |
121 |
Carla Verônica C. de Menezes |
121 |
Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva |
121 |
Leonardo Alves da Silva |
121 |
Agostinho Rosas |
121 |
CARTA PEDAGÓGICA: RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO LIVRO CARTAS A CRISTINA |
135 |
Débora Peruchin |
135 |
CÍRCULOS DE CULTURA NO RIO GRANDE DO SUL: RETOMANDO OLHARES SOBRE A PRESENÇA DE PAULO FREIRE |
141 |
Mariana Parise Brandalise Dalsotto |
141 |
EDUCAR PARA TRANFORMAR: PROJETO MEMÓRIA PAULO FREIRE |
155 |
Viviane Maria dos Santos Brandão Pelliccioli |
155 |
Élvio de Freitas Pereira |
155 |
Maria Tereza Flain Petrini |
155 |
MEMÓRIA DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR: OS CÍRCULOS DE CULTURA NA “SEC” E NA SMEC” |
157 |
Ângela Cristine Schulz |
157 |
Cheron Zanini Moretti |
157 |
MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORAS DE MUNDOS |
171 |
Mirele Pinheiro de Mello |
171 |
Ana Felícia Guedes Trindade |
171 |
O DIREITO FUNDAMENTAL DOS QUILOMBOLAS AO ACESSO AS TERRAS COMO FIRMAÇÃO DE SUA CIDADANIA |
173 |
Angélica da Silva Pinto |
173 |
Madaliza dos Santos Nascente |
173 |
Vilmar Alves Pereira |
173 |
O LEGADO FREIRIANO: UMA VIDA E OBRA NA, COM E PELA EDUCAÇÃO |
185 |
Darlene Cabrera |
185 |
Eliane Lima Piske |
185 |
Luiz Fernando Minasi |
185 |
PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO: OS ESTUDOS DE PAULO FREIRE NA ADMINISTRAÇÃO |
195 |
Carlos Eduardo Poerschke Voltz |
195 |
PAULO FREIRE E A QUESTÃO DO EXÍLIO |
209 |
Adilson Cristiano Habowski |
209 |
Elaine Conte |
209 |
Míriam Benites Rios |
209 |
PRESENÇAS NA OBRA DE PAULO FREIRE: UM RECORTE ANALÍTICO |
223 |
Nathália Bonow |
223 |
Sandro de Castro Pitano |
223 |
SER QUILOMBOLA NA ATUALIDADE, COMO O MEIO ACADEMICO PODE FORTALECER A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE? |
237 |
Madaliza dos Santos Nascente |
237 |
Vilmar Alves Pereira |
237 |
Marcel Jardim Amaral |
237 |
Eixo 3: Paulo Freire e a educação profissional, técnica, tecnológica e superior |
241 |
A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES: A FORMAÇÃO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO E AS TECNOLOGIAS |
243 |
Lidiane Rocha dos Santos |
243 |
Luciane Rocha Ferreira Pielke |
243 |
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
255 |
Vera Márcia Marques Santos |
255 |
Alfredo Balduíno Santos |
255 |
Kátia Alexandre |
255 |
Layra Marques Santos |
255 |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE LÍDERES: CONTRIBUIÇÕES FREIRIANAS PARA PENSAR A LIDERANÇA ENQUANTO SUPERAÇÃO DA OPRESSÃO |
271 |
Yasmim Burin |
271 |
Lizandra Andrade Nascimento |
271 |
A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFRS |
287 |
Cleiva Aguiar de Lima |
287 |
Paulo Valério Saraçol |
287 |
AÇÕES MULTIDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA DE INTERVENÇÃO |
293 |
Nisiael de Oliveira Kaufman |
293 |
DOS CÍRCULOS DE CULTURA AOS CÍRCULOS DE PAZ: APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO-CONVENCIONAIS |
303 |
Ingrid Bays |
303 |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE: O PROEJA NA PAUTA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E IFs |
309 |
Márcia Adriana Rosmann |
309 |
Marcos José Andrighetto |
309 |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE NO CAMPO: ACESSO A TERRA E A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL |
323 |
Luis Pedro Hillesheim |
323 |
Gelson Pelegrini |
323 |
Daiane Loreto de Vargas |
323 |
ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA - A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO IFRS- CAMPUS SERTÃO |
335 |
Alexandra Ferronato Beatrici |
335 |
EXTENSÃO-PESQUISA-ENSINO: A REORIENTAÇÃO DO EIXO PEDAGÓGICO COMO EXPRESSÃO E FUNDAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA |
345 |
Simone Loureiro Brum Imperatore |
345 |
Valdir Pedde |
345 |
HISTÓRIAS QUE MERECEM SER CONTADAS: UM PROJETO QUE CONSTRÓI NARRATIVAS SOBRE EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS DAS VIDAS DE ESTUDANTES DO PROEJA NO IFSUL/CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL |
351 |
Suzana Trevisan |
351 |
MOUNIER, PAULO FREIRE E O SER HUMANO INTEGRAL, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA |
367 |
Leonardo da Silva Cezarini |
367 |
Alex Martins de Oliveira |
367 |
O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) E O ENTRE-LUGAR DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA EM PAULO FREIRE |
379 |
Rafael Vasconcelos Araújo |
379 |
Ane Patrícia de Mira |
379 |
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO PROEJA (2015-2017) DO IFRS CAMPUS PORTO ALEGRE: UMA AÇÃO FREIREANA QUE DÁ CERTO |
385 |
Jaqueline Rosa da Cunha |
385 |
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: O PROEJA FIC A PARTIR DA VOZ DOS SUJEITOS |
399 |
Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin |
399 |
Eixo 4: Paulo Freire e a educação do campo: resistência e construção de alternativas |
405 |
A ESCOLA PÚBLICA ESTATAL NO CAMPO DO CAMPO |
407 |
Patricia Rutz Bierhals |
407 |
A MEMÓRIA REFLEXIVA EM MOVIMENTO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
411 |
Munir Lauer |
411 |
Carmem Albrecht da Silveira |
411 |
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani |
411 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO HORIZONTE DA PEDAGOGIA FREIREANA |
417 |
Almir Paulo dos Santos |
417 |
Jerônimo Sartori |
417 |
Leandro Carlos |
417 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO |
431 |
Síntia Maritis Hipólito Canilha |
431 |
Silvana Maria Gritti |
431 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E SABERES QUE NORTEIAM O CURRÍCULO ESCOLAR |
437 |
Maria Lúcia Giozza Hernandes |
437 |
Silvana Maria Gritti |
437 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURA, SABERES E ESCOLARIZAÇÃO NO CONTEXTO RURAL DA GRANJA DO SALSO |
443 |
Ariane Barrios Rodrigues |
443 |
Eneusa Mariza Pinto Xavier |
443 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO POPULAR: INTERCRUZAMENTOS |
457 |
Isaura Isabel Conte |
457 |
Catiane Cinelli |
457 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO SEM TERRA NA CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
471 |
Guilherme Franco Miranda |
471 |
José Vicente Lima Robaina |
471 |
OS SABERES POPULARES E A EXPERIÊNCIA DOS POVOS DO CAMPO NA PERSPECTIVA FREIRIANA |
487 |
Aline Mesquita Corrêa |
487 |
PAULO FREIRE E AÇÃO CULTURAL DE DESCOLONIZAR O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
501 |
Maria Rosângela Pereira de Oliveira |
501 |
Ozerina Victor de Oliveira |
501 |
PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES:10 ANOS DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DO CAMPO EM RIO GRANDE/RS |
511 |
Vagner Viera de Souza |
511 |
Sicero Agostinho Miranda |
511 |
Elaine Corrêa Pereira |
511 |
REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A MÚSICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL-EFASC |
521 |
Simone Teresinha Mallmann |
521 |
Cristiane Corneli |
521 |
Eixo 5: Paulo Freire e os movimentos sociais, educação e trabalho |
523 |
A CRISE DA EDUCAÇÃO NÃO É UMA CRISE É UM PROJETO |
525 |
Anália B. M. de Barros |
525 |
A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA POMERANA – UM ESTUDO A PARTIR DA OBRA DE PAULO FREIRE COM ÊNFASE NO CONCEITO DE TOLERÂNCIA |
541 |
Karen Laiz Krause Romig |
541 |
Sandro de Castro Pitano |
541 |
AÇÕES AFIRMATIVAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: ESTUDO COM BASE NO PROTAGONISMO DO MOVIMENTO NEGRO, NO PERÍODO DE 1988 A 2016 |
555 |
Lucas Caregnato |
555 |
AFLUÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTO SOCIAL: PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES. |
567 |
Vanessa Porciúncula |
567 |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DA GESTÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS |
571 |
Thaís Gonçalves Saggiomo |
571 |
Clara da Rosa Pereira |
571 |
Anderson Pires de Souza |
571 |
Lucia de Fátima Socoowski Anello |
571 |
ESPAÇO DO SER MAIS VERSUS ESPAÇO DO SER MENOS: CONSTATAÇÃO DO QUE NÃO QUEREMOS PARA CONSEGUIRMOS O QUE QUEREMOS |
583 |
Samuel Crissandro Tavares Ferreira |
583 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E CAPACITAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS: UM OLHAR TUTORIAL SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CIDADANIA |
605 |
Fernanda Acosta Funchal |
605 |
Vilmar Alves Pereira |
605 |
FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE GÊNERO A PARTIR DO DIÁLOGO: UM REFORÇO PARA A GESTÃO DAS PRÁTICAS |
611 |
Vagner Moraes Farias |
611 |
Juliana Brochado da Luz |
611 |
Juliana Brandão Machado |
611 |
INCENTIVANDO O FAIR TRADE NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DE PEQUENO PORTE DE PROCESSAMENTO ARTESANAL DA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RS |
625 |
Giovana Bianchini |
625 |
Onorato Jonas Fagherazzi |
625 |
MULHERES NEGRAS NA EJA: TRAJETÓRIAS DE RESISTÊNCIA NO CONTRAPONTO DAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS |
637 |
Juliana Brochado da Luz |
637 |
Juliana Brandão Machado |
637 |
Driéle Luize Souza da Silva |
637 |
MULHERES, AGROECOLOGIA E EMANCIPAÇÃO: APROXIMAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS FREIRIANAS NA EFASC |
647 |
Cristina Luisa Bencke Vergutz |
647 |
NUANCES DA PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO NUMA NARRATIVA DESCRITIVA SOBRE A MINERAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
661 |
Claudia Rekowsky Bistrichi |
661 |
Gicelda Mara Ferreira da Silva |
661 |
OS CONFLITOS E A PRODUÇÃO SOLIDÁRIA COMO MOMENTOS EDUCATIVOS: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA AÇÃO DOS OPRIMIDOS |
675 |
Carlos R. S. Machado |
675 |
Tainara F. Machado |
675 |
PROJETO MANAS NA ESCOLA |
689 |
Maria Regina Vasconcelos |
689 |
Sicero Agostinho Miranda |
689 |
Vilmar Alves Pereira |
689 |
REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE UM LEGADO DE PAULO FREIRE REINVENTADO PELAS FEMINISTAS NO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL |
693 |
Graziela Rinaldi da Rosa |
693 |
Eixo 6: Paulo Freire: educação de jovens e adultos e alfabetização |
707 |
A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA COMPARTILHAR (PMPA) |
709 |
Denis Fernando Barcellos Angelo |
709 |
Tanise Baptista de Medeiros |
709 |
A INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA: PARA ALÉM DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
715 |
Ana Rosaura Moraes Springer |
715 |
Andréa Ribeiro Gonçalves |
715 |
Marcia Amaral Correa de Moraes |
715 |
A MEMÓRIA DE EDUCANDOS DA EJA COMO FONTE PARA AULAS DE HISTÓRIA DO BAIRRO BOM JESUS EM PORTO ALEGRE |
727 |
César Daniel de Assis Rolim |
727 |
DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA COSMOCENA. |
739 |
Daiane Ferreira Ferreira |
739 |
Eliane Almeida de Souza |
739 |
Vilmar Alves Pereira |
739 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS: EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICA, SOLIDARIEDADE, LIBERDADE E REINVENÇÃO |
749 |
Alexsandro dos Santos Machado |
749 |
Irene Reis dos Santos |
749 |
Sergio Gomes Camarú |
749 |
REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DO PARECER 11/2000: UM DIÁLOGO ENTRE OS DADOS ESTATÍSTICOS OFICIAIS E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE |
755 |
Márcia Taborda |
755 |
SENTIMENTOS DE VALORIZAÇÃO DOS PESCADORES E PESCADORAS NO RETORNO A ESCOLA NO PROJETO EDUCAçÃO PARA PESCADORES |
769 |
Sicero Agostinho Miranda |
769 |
Elaine Corrêa Pereira |
769 |
Vilmar Alves Pereira |
769 |
Eixo 7: Paulo Freire e a educação popular (ambientes diversos) |
781 |
A EDUCAÇÃO COMO PARTE DE UM PROJETO TRANSFORMADOR DA REALIDADE |
783 |
André Luis Castro de Freitas |
783 |
Luciane Albernaz de Araujo Freitas |
783 |
A EXPERIÊNCIA DO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ESPERANÇA |
795 |
Matheus Medeiros de Oliveira |
795 |
Roberta Avila Pereira |
795 |
Vilmar Alves Pereira |
795 |
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NA EXISTÊNCIA HUMANA PELO PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO POPULAR |
801 |
Talia Luz Lacerda |
801 |
Angélica da Silva Pinto |
801 |
Marcel Jardim Amaral |
801 |
Vilmar Alves Pereira |
801 |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PROFISSIONAL NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR |
803 |
Eliane Brandão da Silva |
803 |
Graziela Luz dos Santos Tonet |
803 |
Fernanda dos Santos Paulo |
803 |
A LEITURA DA PALAVRAMUNDO E A FORMAÇÃO DO LEITOR: DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE |
815 |
Dirlei de Azambuja Pereira |
815 |
Zuleyka da Silva Duarte |
815 |
A PALAVRA-AÇÃO-REFLEXÃO NO PENSAMENTO FREIRIANO |
817 |
Gabriel da Silva Barros |
817 |
Luciane Albernaz de Araujo Freitas |
817 |
André Luis Castro de Freitas |
817 |
A PERSPECTIVA POPULAR NA ESCOLA PÚBLICA: ESCUTA SENSÍVEL E OLHARES AGUÇADOS AO CONTEXTO DOS ESTUDANTES |
829 |
Patrícia Signor |
829 |
Luiz Renato de Oliveira |
829 |
ABISMO ENTRE AS FALAS: PROFESSORES E ALUNOS |
841 |
Thífany Piffer |
841 |
Luíza Zelinscki Lemos Pereira |
841 |
CPPS: DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO AO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA |
847 |
Alexander da Silva Machado |
847 |
Maria Teresinha Verle Kaefer |
847 |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: APONTAMENTOS SOBRE SUSTENTABILIDADE SOCIAL E ESTUDOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR |
857 |
Everton Fêrrêr de Oliveira |
857 |
Vilmar Alves Pereira |
857 |
DIVERSIDADE NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: UMA QUESTÃO DE AUTONOMIA E EDUCAÇÃO POPULAR |
869 |
Priscila Giovanella Vivian |
869 |
Ana Luisa Veroneze Solórzano |
869 |
“DIZER A SUA PALAVRA”: UMA ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA ATRAVÉS DE GRUPOS FOCAIS |
875 |
Tatiane Fernanda Gomes |
875 |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO POPULAR: CÍRCULOS DE CULTURA ENTRE SITUAÇÕES LIMITES E INÉDITOS VIÁVEIS |
881 |
Agostinho da Silva Rosas |
881 |
EDUCAÇÃO POPULAR E NEUROCIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES |
897 |
Bruno Augusto Silva |
897 |
Vilmar Alves Pereira |
897 |
EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS ATRAVESSAMENTOS |
907 |
Maria Elisabete Machado |
907 |
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PRÁTICA DA SAÚDE COLETIVA SOB A ÓTICA FREIRIANA |
911 |
Lívia Biasuz Machado |
911 |
EJA NO ESPAÇO PRISIONAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO RS |
913 |
Flavia L. P. Gonzales |
913 |
ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS SETORES POPULARES |
925 |
Adriana Salete Loss |
925 |
Maria Geralda Oliver Rosa |
925 |
Paulo Cesar Rocha Marinho |
925 |
ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO POPULAR: RESSIGNIFICANDO OS ENCONTROS DE MATEMÁTICA NO PRÉ-UNIVERSITÁRIO MAXXIMUS |
937 |
Vanessa Silva da Luz |
937 |
EXPERIÊNCIA SOCIAL E POLÍTICA ATRAVÉS DO PAIETS E A EDUCAÇÃO POPULAR |
947 |
Nathali Miranda Lemos |
947 |
Sicero Agostinho Miranda |
947 |
Vilmar Alves Pereira |
947 |
EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS NA ÁREA DE BIOLOGIA COM EDUCAÇÃO POPULAR: A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO CRÍTICO |
949 |
Fabiane Fagundes da Fonseca |
949 |
EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA GESTÃO ESCOLAR: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR |
953 |
Graziela Luz dos Santos |
953 |
Eliane Brandão da Silva |
953 |
Fernanda dos Santos Paulo |
953 |
GEFEAP: A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) POPULARES |
969 |
Gabriel Pereira Silva |
969 |
Lisiane Costa Claro |
969 |
Vilmar Alves Pereira |
969 |
MAS AFINAL, PARA QUE(M) SERVE(M) AS ESCOLAS? O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS ESCOLAS COMO ESPAÇOS FORMADORES DE RESIGNAÇÃO OU DE RESILIÊNCIA? |
977 |
Alexandre Silveira Vergara |
977 |
Denise Dalpiaz Antunes |
977 |
O DIÁLOGO EM FREIRE: POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS CRÍTICO EMANCIPATÓRIO |
991 |
Tierre Ortiz Anchieta |
991 |
O DIREITO DE RECOMEÇAR PARA APENADOS DO PRESIDIO ESTADUAL DE JÚLIO DE CASTILHOS |
997 |
Silvia Regina Montagner |
997 |
O GRUPO PRÁXIS - PET CONEXÕES DE SABERES E O PROTAGONISMO DE SEUS BOLSISTAS NA CONSTRUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – CAMPUS ERECHIM |
1003 |
Paulo Alberto Duarte Junior |
1003 |
Rocheli Koralewski |
1003 |
O QUE ALIMENTA O NOSSO ESPERANÇAR: CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS |
1009 |
Ana Laura Quadros |
1009 |
Cristiane Tolfo |
1009 |
O RPG NA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO POPULAR |
1021 |
Alan Lucena de Lima |
1021 |
PAIDEIA: EVASÃO EM UM PRÉ UNIVERSITÁRIO POPULAR EM TEMPOS DE GOLPE E RETIRADA DE DIREITOS – AINDA PODEMOS SONHAR!? |
1033 |
Eduardo Dasso Rodrigues |
1033 |
Roberta Avila Pereira |
1033 |
Vilmar Alves Pereira |
1033 |
O PAPEL DO ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO POPULAR PRÉ-UNIVERSITÁRIA |
1041 |
Francyelle Viana da Rosa |
1041 |
Natalia Labella-Sánchez |
1041 |
PARTICIPAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO PARA CIDADANIA: UM OLHAR FREIRIANO SOBRE O SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ DE CANOAS |
1043 |
Paloma de Freitas Daudt |
1043 |
PASTORAIS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR: APROXIMAÇÕES DA EPISTEMOLOGIA FREIREANA COM A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO |
1053 |
Rocheli Koralewski |
1053 |
PAULO FREIRE ANTI-METAFÍSICO: EXOTÉRICO E ESOTÉRICO |
1059 |
Sérgio Ricardo Silva Gacki |
1059 |
Patricia Rosi Prohmann |
1059 |
PAULO FREIRE: MEMÓRIA ATUAL E NECESSÁRIA |
1061 |
Sirlei Tedesco |
1061 |
Aline Vivan |
1061 |
Geraldo Antônio da Rosa |
1061 |
POR UMA UNIVERSIDADE QUE ACOLHA AS GENTES! |
1067 |
Luciane Rocha Ferreira Pielke |
1067 |
PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR POVO NOVO: A BUSCA DA EMACIPAÇÃO SOCIAL |
1073 |
Adriana Silveira Coronel |
1073 |
Vilmar Alves Pereira |
1073 |
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA |
1079 |
Carlos Alberto Xavier Garcia |
1079 |
Simone Medeiros da Silva Garcia |
1079 |
RISCOS, PERDAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR NA (RE) CONSTRUÇÃO COLETIVA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS |
1085 |
Carlos Eduardo Moreira |
1085 |
SAUDAÇÕES A PAULO FREIRE: LEIAM-SE ALGUMAS REALIDADES ATUAIS DESTE MUNDO! |
1099 |
Gicelda Mara Ferreira da Silva |
1099 |
UM PACTO PARA APRENDER |
1105 |
Adelmar Alberto Carabajal |
1105 |
UMA LEITURA A PARTIR DE PAULO FREIRE: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E REFORMA DO ESTADO – QUAL O LUGAR DA EDUCAÇÃO POPULAR? |
1113 |
Fernanda dos Santos Paulo |
1113 |
Lidiane Rocha dos Santos |
1113 |
VIVÊNCIAS DE UM EDUCADOR POPULAR EM SUA COMUNIDADE TRABALHADORA |
1123 |
Murilo Alcântara Barcelos |
1123 |
Roberta Ávila Pereira |
1123 |
Vilmar Alves Pereira |
1123 |
Eixo 8: Paulo Freire e a formação de professores(as) |
1129 |
A ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO (EMANCIPAÇÃO) DO SUJEITO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAUTA |
1131 |
Franciele Fátima Marques |
1131 |
Tainam Gabriele Pereira Guisso |
1131 |
Cristian Fátima Stakonski |
1131 |
A FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES PARA A PROMOÇÃO NA DOCÊNCIA E NA DISCÊNCIA DA PESQUISA COMO UM ATO COLETIVO E DEMOCRÁTICO |
1143 |
Mônica da Silva Gallon |
1143 |
Jonathan Zotti da Silva |
1143 |
Ana Paula Pereira da Costa Debus |
1143 |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPETIVA DA GESTÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS DOCENTE |
1157 |
Jorge Antônio de Oliveira Satt |
1157 |
Ida Letícia G. da Silva |
1157 |
AÇÕES DE PESQUISA PARA LER PAULO FREIRE NA ATUALIDADE |
1167 |
Ana Maria Saul |
1167 |
Alexandre Saul |
1167 |
Fernanda Quatorze Voltas |
1167 |
CARTA A QUEM OUSA RESISTIR |
1179 |
Eliane Renata Steuck |
1179 |
Márcia Pereira Silva |
1179 |
Márcia Madeira Malta |
1179 |
CARTA PEDAGÓGICA - ESCRITA DE UM COLETIVO DE EDUCADORES (AS) |
1185 |
Ida Letícia Gautério da Silva |
1185 |
Jorge Antônio de Oliveira Satt |
1185 |
Daiane Leal da Silva3 |
1185 |
Daniele Borges4 |
1185 |
Menetem Ferreira Vieira5 |
1185 |
CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS: PESQUISA-AUTO (TRANS)FORMAÇÃO COM PROFESSORES |
1191 |
Nisiael de Oliveira Kaufman |
1191 |
Larissa Martins Freitas |
1191 |
Melissa Noal da Silveira |
1191 |
Caroline da Silva Santos |
1191 |
Luiz Renato de Oliveira |
1191 |
Celso Ilgo Henz |
1191 |
COM A PALAVRA A EDUCAÇÃO INDÍGENA |
1195 |
Ana Lúcia Castro Brum |
1195 |
Magali Mendes de Menezes |
1195 |
COMO DIALOGAR DE FORMA PROBLEMATIZADORA COM OS PROFESSORES SOBRE O GOLPE DE ESTADO DE 2016 NO BRASIL? |
1209 |
Fábio da Purificação de Bastos |
1209 |
Gomercindo Ghiggi |
1209 |
“CULTURA DO SILÊNCIO”, EXPRESSÃO DA COLONIALIDADE? |
1219 |
Camila Wolpato Loureiro |
1219 |
Alan Ricardo Costa |
1219 |
DISCUSSÕES SOBRE PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO IF FARROUPILHA SEGUNDO FREIRE E OUTROS AUTORES |
1225 |
Samuel Müller Forrati |
1225 |
Eliane de Lourdes Felden |
1225 |
Anderson Daniel Stochero |
1225 |
DISTINTOS ENCONTROS: EDUCADORA ESCOLAR E EDUCADORA SOCIAL EM ESPAÇO FREIREANO PRODUTIVO |
1241 |
Mirele Pinheiro de Mello |
1241 |
Graziela Badaraco Costa |
1241 |
FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES QUE SE CONSTITUEM ATRAVÉS DA REFLEXÃO E DA AÇÃO |
1247 |
Cátia Regina de Araújo Trindade |
1247 |
Elisângela da Rosa Soares Barreto |
1247 |
FORMAR E SE FORMAR NO CURSO DE PEDAGOGIA: É ISSO MÁRCIA? |
1253 |
Taís Schmitz |
1253 |
Márcia Regina Pisoni Queiroz |
1253 |
O ATO POLÍTICO DE EDUCAR: UM CONVITE AO JOVEM EDUCADOR A LER PAULO FREIRE |
1263 |
Carlos Eduardo Poerschke Voltz |
1263 |
O INCABAMENTO COMO CONDIÇÃO ONTOLÓGICA PARA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES |
1269 |
Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo |
1269 |
Celso Ilgo Henz |
1269 |
PAPEL DO PEDAGOGO: ENCHARCADAS COM/EM PAULO FREIRE |
1281 |
Eliane Lima Piske |
1281 |
Pâmela Saraiva Miranda |
1281 |
Narjara Mendes Garcia |
1281 |
PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPROMISSOS E ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA |
1291 |
Dayane Flores da Silva |
1291 |
Eliane de Lourdes Felden |
1291 |
PESQUISA-FORMAÇÃO E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: DA AUTOFORMAÇÃO DO EDUCADOR |
1305 |
Adriana Salete Loss |
1305 |
Mônica Riet Goulart |
1305 |
REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
1319 |
Leda Salete Ferri Nascimento |
1319 |
Simone Silva Alves |
1319 |
Vitor Garcia Stoll |
1319 |
RELAÇÃO ORIENTADORA E ORIENTANDAS: UM DIÁLOGO COM QUEM OUSA ENSINAR E APRENDER |
1331 |
Micheli Silveira de Souza |
1331 |
Maria Elisabete Machado |
1331 |
Eixo 9: Paulo Freire: políticas públicas e a gestão educacional |
1337 |
A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NAS ONGs DE ATENDIMENTO À CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O CASO DO SCFV DE PORTO ALEGRE |
1339 |
Karine dos Santos |
1339 |
Melissa Lemos de Matos |
1339 |
CARTA DE RESISTÊNCIA AOS COLEGAS EDUCAD@RES |
1345 |
Karine Piaia |
1345 |
Cyntia Castoldi Destri |
1345 |
Cátia Regina Kaspary |
1345 |
CARTA PEDAGÓGICA RODAS DE DIÁLOGO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO GESTOR ESCOLAR NA ERA DIGITAL |
1349 |
Eliane Soares da Silva |
1349 |
CARTA PEDAGÓGICA DE INDIGNAÇÃO E RESISTÊNCIA PELA EDUCAÇÃO |
1355 |
Alana Morari |
1355 |
Felipe Gustsack |
1355 |
Joaquim Rauber |
1355 |
CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DE PAULO FREIRE NA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM |
1361 |
Naiara Greice Soares |
1361 |
Guacira de Ávila Javornik |
1361 |
CRÍTICA A PAULO FREIRE E A PONTE PARA UMA PARCERIA DE REGULAÇÃO IDEOLÓGICA. |
1375 |
Verônica Ventorini Ferreira |
1375 |
Henrique de Souza |
1375 |
Márcia Ecoten |
1375 |
DESIGUALDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO LATINO AMERICANA |
1379 |
Carolaine Kirch |
1379 |
João Victor da Silva Vaiceulionis |
1379 |
DESMISTIFICANDO O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” ATRAVÉS DE OBRAS DE PAULO FREIRE |
1381 |
João Abel Pasini Leandro |
1381 |
EXPERIÊNCIA NO PROJETO DESAFIOS NA FORMAÇÃO DA EJA: HORIZONTES PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL |
1383 |
Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes |
1383 |
FREIRE: DIALÉTICA, EDUCAÇÃO POPULAR E POLÍTICA |
1389 |
Deloíze Lorenzet |
1389 |
Felipe Andreolla |
1389 |
GESTÃO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA |
1401 |
Daianny Madalena Costa |
1401 |
Ronaldo Kuhnen |
1401 |
HUMANISMO EM PAULO FREIRE: NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA |
1411 |
Ane Patrícia de Mira |
1411 |
Carolina Schenatto da Rosa |
1411 |
INQUIETAÇÕES DA DIRETORA GERAL DE UMA ESCOLA DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO |
1427 |
Rosemere Impéres Lira |
1427 |
O DIÁLOGO COMO EIXO METODOLÓGICO NA GESTÃO DA EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO/RS |
1431 |
Adriano José Hertzog Vieira |
1431 |
Bernadete Maria Dalmolin |
1431 |
Márcio Tascheto da Silva |
1431 |
O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO E A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL |
1437 |
Simone Beatriz Rech Pereira |
1437 |
Andréia Morés |
1437 |
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) A PARTIR DE QUESTÕES E INFLUÊNCIAS FREIRIANAS |
1443 |
Gabriel Nunes Ramos |
1443 |
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO SOCIAL NO SUAS |
1449 |
Marta de Borba |
1449 |
Paulo Orlando Oliveira Pinheiro |
1449 |
PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE |
1453 |
Almir Paulo dos Santos |
1453 |
Moises Marques Prsybyciem |
1453 |
Simone Viscarra |
1453 |
Eixo 10: Paulo Freire e as práticas educativas na educação básica |
1459 |
A CAMINHO DO CÉU: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA LOMBA DO PINHEIRO |
1461 |
Marco Mello |
1461 |
Aline Lima |
1461 |
Janderson Alex Gonçalves |
1461 |
A CORDA E A CAÇAMBA: RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS |
1483 |
Marco Mello |
1483 |
A DISTORÇÃO DA IDADE SÉRIE NA ESCOLA ZANDONÁ |
1505 |
Daiane Zanchin |
1505 |
Bárbara Nicola Zandoná |
1505 |
Marivete Alievi |
1505 |
a identidade da JUVENTUDE NA Colônia DE PESCADORES Z3: A Influência histórica e cultural no educando |
1509 |
Alex Sandro de Castro Garrido |
1509 |
Vanderley Pimentel |
1509 |
Fábio André Sangiogo |
1509 |
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL O ENSINO ATRAVÉS DA PESQUISA |
1521 |
Sandra Lilian Silveira Grohe |
1521 |
Laudete de Brito |
1521 |
CARTA PEDAGÓGICA A PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA DA EMEF EM TEMPO INTEGRAL PROF. VALDIR CASTRO: DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO |
1535 |
Nitéri Ferreira Vieira |
1535 |
ACOLHIDA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A PARTE INICIAL DE UMA AULA: FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
1541 |
Sastria de Paula Rodrigues |
1541 |
Bento Selau |
1541 |
ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES POPULARES: EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO EXERCÍCIO DE AUTORIA, SUBJETIVAÇÃO E LIBERDADE |
1553 |
Maria de Fátima de Lima das Chagas |
1553 |
CARTA PEDAGÓGICA SOBRE O DIÁLOGO NA ESCOLA |
1569 |
Angelita Carla Alves Pereira |
1569 |
Ana Lúcia Souza de Freitas |
1569 |
CONSCIENTIZAÇÃO, ESPERANÇAR E LIBERTAÇÃO: (Re)Encontros com Paulo Freire |
1575 |
Celso Ilgo Henz |
1575 |
Ivani Soares |
1575 |
CURIOSIDADE E CONSCIÊNCIA PARA FREIRE: UMA MARATONA PELA TRÍADE DO CONHECIMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR |
1589 |
Cineri Fachin Moraes |
1589 |
DA LEITURA DO MUNDO À LEITURA DA PALAVRA: CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA A PARTIR DA LEITURA DE POESIA NO ENSINO MÉDIO |
1603 |
Rosana Andres Dalenogare |
1603 |
Flávia Brocchetto Ramos |
1603 |
José Edimar de Souza |
1603 |
DE OLHO NA MÍDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
1613 |
Maria de Lourdes Mossmann |
1613 |
Ivete Terezinha Zandoná |
1613 |
Roseclei Neuhaus |
1613 |
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE |
1617 |
Luzia Lopes |
1617 |
Moacir Fernando Viegas |
1617 |
DESMISTIFICANDO PAULO FREIRE: REVITALIZANDO A LEITURA DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA |
1623 |
Thaís Cauzzi Ramilho |
1623 |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO |
1629 |
Thamiris Izidoro da Silva |
1629 |
EDUCAÇÃO POPULAR E O DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA FREIREANA |
1641 |
Cláudia Maria Seger |
1641 |
Diovanela Liara Schmitt |
1641 |
Hedi Maria Luft |
1641 |
ENSINO MÉDIO NO BRASIL ATUAL: ENTRE OS LIMITES E OS DESAFIOS PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, CRÍTICO E AUTÔNOMO DOS SUJEITOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
1647 |
Nilson Carlos da Rosa |
1647 |
EXPECTATIVAS REPUBLICANAS BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA DE QUALIDADE |
1661 |
Laís Basso |
1661 |
O FRACASSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: FATORES ASSOCIADOS À FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE |
1673 |
Nandjara Novo Castro |
1673 |
INTERVENÇÕES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA |
1687 |
Tais Rosa da Silva |
1687 |
LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA PEDAGOGIA FREIREANA |
1701 |
Elisiana Tischler Noedel |
1701 |
Cênio Back Weyh |
1701 |
O INCENTIVO DA LEITURA PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS |
1711 |
Amanda Jasmin dos Santos Avila |
1711 |
Júlia Estefani Alves |
1711 |
Taila Tais Boniatti |
1711 |
O PRAZER E O GOSTO DA LEITURA E ESCRITA COM A TURMA 2º ANO: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS A PARTIR DE PAULO FREIRE |
1723 |
Angela Aparecida do Nascimento |
1723 |
O QUE VOCÊ QUER QUANDO CRESCER? ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: PROJETOS DE VIDA EM BUSCA DO SER MAIS |
1733 |
Sabrina Burin |
1733 |
Lizandra Andrade Nascimento |
1733 |
PARTICIPAÇÃO EM PAULO FREIRE |
1749 |
Matheus Freire de Oliveira Couto |
1749 |
PAULO FREIRE E O PROCESSO EDUCACIONAL: UM PENSAMENTO PARA A TRANSFORMAÇÃO |
1761 |
Maickelly Backes de Castro |
1761 |
Simone Zientrski |
1761 |
Cênio Back Weyh |
1761 |
PRÉ-FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA |
1775 |
Gabriela Silva Pereira |
1775 |
Ana Lúcia Souza de Freitas |
1775 |
PROJETO EDUCAR PARA UM MUNDO MELHOR: DIALOGANDO SOBRE A IGUALDADE E A LUTA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
1781 |
Gabriela Teixeira Gomes |
1781 |
Karina Santana Fonseca Rodrigues |
1781 |
Júlio César Madeira |
1781 |
Maria Cristina Madeira |
1781 |
PROJETOS DE INICIAÇÃO À PESQUISA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA ESCOLA ZANDONÁ |
1791 |
Angela Barbara Rossetto |
1791 |
Maiara Mozer |
1791 |
Eixo 11: Paulo Freire em diálogo com outros(as) autores(as) |
1797 |
A APROXIMAÇÃO DOS DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE E BELL HOOKS |
1799 |
Luíza Zelinscki Lemos Pereira |
1799 |
Thífany Piffer |
1799 |
A CULTURA COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO: A PASSAGEM DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA À CONSCIÊNCIA CRÍTICA |
1803 |
Shirlei Alexandra Fetter |
1803 |
Raquel Karpinski |
1803 |
A FIAÇÃO DA ESCRITA FREIREANA PELO FEMININO DO SUL: FIAÇÕES-DESFIAÇÕES-FIAÇÕES NAS OBRAS LEITURAS DE PAULO FREIRE E PEDAGOGIA DA CONSCIENTIZAÇÃO |
1815 |
Ana Felícia Guedes Trindade |
1815 |
Marina Galvão |
1815 |
A PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DAS UTOPIAS: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE ERNST BLOCH E PAULO FREIRE |
1827 |
Rafael de Brito Vianna |
1827 |
CARTA PEDAGÓGICA - SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO DO EIXO TEMÁTICO PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS AUTORES E AUTORAS |
1831 |
Ana Lúcia Souza de Freitas |
1831 |
DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE PAULO FREIRE, IVAN ILLICH E A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA |
1837 |
Carlos Roberto da Silva Machado |
1837 |
Horácio Rodrigo Souza Rodrigues |
1837 |
Leonardo Leite da Cunha |
1837 |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO POPULAR: UM DIÁLOGO ENTRE GOHN E FREIRE |
1851 |
Thiago Ingrassia Pereira |
1851 |
FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR: APROXIMAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE FREIRE E MERLEAU-PONTY |
1863 |
Luciane Rocha Ferreira Pielke |
1863 |
O SENTIDO DA PALAVRA EM PAULO FREIRE NO DIÁLOGO COM AUTORES |
1879 |
Carmem Lucia Albreht da Silveira |
1879 |
Munir José Lauer |
1879 |
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani |
1879 |
PAULO FREIRE E FLORESTAN FERNANDES: UM PENSAMENTO CRÍTICO E DE RESISTÊNCIA AO AUTORITARISMO POLÍTICO-PEDAGÓGICO |
1885 |
Simone Zientarski |
1885 |
Maickelly Backes de Castro |
1885 |
Cênio Back Weyh |
1885 |
PAULO FREIRE E FRANCISCO JULIÃO: QUANDO DOIS CAMINHOS SE ENTRECRUZAM |
1897 |
Éder da Silva Silveira |
1897 |
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira |
1897 |
Amanda Assis de Oliveira |
1897 |
PAULO FREIRE E HANNAH ARENDT PENSAR E CONHECER O MUNDO |
1903 |
Lizandra Andrade Nascimento |
1903 |
Gomercindo Ghiggi |
1903 |
PAULO FREIRE E JEAN PIAGET SOBRE MORAL: QUESTÕES DO RESPEITO |
1941 |
Sabrina Sacoman Campos Alves |
1941 |
Adrian Oscar Dongo-Montoya |
1941 |
PAULO FREIRE E MÁRIO OSÓRIO MARQUES: UM LEGADO DE EDUCAÇÃO HUMANIZADORA |
1955 |
Antônio Carlos Amaral |
1955 |
Milton César Gerhardt |
1955 |
Walter Frantz |
1955 |
POLITICIDADES AUDIOVISUAIS: DE RANCIÉRE A FREIRE E O ENSINO DE HISTÓRIA DO CINEMA BRASILeiRO |
1967 |
Juliano Rodrigues |
1967 |
QUE DIÁLOGO PODEMOS ESTABELECER ENTRE PAULO FREIRE, ÁLVARO VIERA PINTO E PIERRE RABARDEL |
1979 |
Ana Maria Marques Palagi |
1979 |
Eixo 12: Paulo Freire e educomunicação |
1985 |
A DIALOGICIDADE EM PAULO FREIRE: DESAFIOS À ERA DIGITAL |
1987 |
Adilson Cristiano Habowski |
1987 |
Natália de Borba Pugens |
1987 |
Elaine Conte |
1987 |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA OFICINA “MÍDIAS A SERVIÇO DA AUTORIA EM SALA DE AULA” |
2001 |
Claudia Regina da Silva |
2001 |
Débora Gallas Steigleder |
2001 |
Jamille Almeida da Silva |
2001 |
BRINCAR E EDUCAR: REFLETINDO SOBRE OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) |
2005 |
Maria Augusta Martinazzo Bortoluzzi |
2005 |
Caroline Rupollo |
2005 |
Romulo Tondo |
2005 |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: A EDUCOMUNICAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO |
2009 |
Romulo Tondo |
2009 |
Patrícia Signor |
2009 |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE À TECNOLOGIA DIGITAL |
2021 |
Tatiana Araujo de Lima |
2021 |
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: NEM DIVINIZAR, NEM DIABOLIZAR |
2027 |
Márcia Adriana Rosmann |
2027 |
Leonardo Matheus Pagani Benvenutti |
2027 |
Evandro de Godoi |
2027 |
A EDUCOMUNICAÇÃO E O RECONHECIMENTO DE AUTORIA: UM OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
2037 |
Luciana Oliveira |
2037 |
Júlia Pereira Damasceno de Moraes |
2037 |
Vanice dos Santos |
2037 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁXIS PARA UMA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
2051 |
Evelin de Oliveira Haslinger |
2051 |
Eixo 13: Paulo Freire: educação, saúde e cidadania |
2057 |
A ‘CARTA’ PARA O MENINO; ‘PEDAGÓGICA’ PARA MIM |
2059 |
Camila Silva |
2059 |
Mariana Ness |
2059 |
Dilmar Xavier da Paixão |
2059 |
A “OBRA DE ARTE” - EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA |
2065 |
Janaína Terra |
2065 |
Mariana Ness |
2065 |
Thailine Theis |
2065 |
Dilmar Xavier da Paixão |
2065 |
A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, DOS PROFISSIONAIS E À ANEMIA FALCIFORME |
2075 |
Marcel Jardim Amaral |
2075 |
Vilmar Alves Pereira |
2075 |
Lais Braga Costa |
2075 |
Angélica da Silva Pinto |
2075 |
Talia Luz Lacerda |
2075 |
Madaliza dos Santos Nascente; |
2075 |
Eliane Almeida de Souza |
2075 |
Eduardo Galarraga Melgar Junior |
2075 |
A PSICOLOGIA E A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA: PERCEPÇÕES, LIMITES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA |
2077 |
Francine Nunes Pereira |
2077 |
Luise Toledo Kern |
2077 |
CONSTRUINDO CAMINHOS NOS ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO |
2091 |
Rodrigo Moers |
2091 |
Cineri Fachin Moraes |
2091 |
DISCENTES INFREQUENTES: CADÊ A AMOROSIDADE? |
2109 |
Nilva Xavier da Silva |
2109 |
Dilmar Xavier da Paixão |
2109 |
Renata da Silva Vier |
2109 |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PERFIL DE SAÚDE DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM UMA REGIÃO DE EXTREMA POBREZA |
2119 |
Márcia Cançado Figueiredo |
2119 |
Kátia Valença Leandro Correa da Silva |
2119 |
Priscila Silva |
2119 |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS EM TERRITÓRIOS DA REGIÃO SUL DE PORTO ALEGRE, RS, BRASIL |
2125 |
Carmen Lúcia Mottin Duro |
2125 |
Kátia Valença Correia Leandro da Silva |
2125 |
Kamila Pazza |
2125 |
Laura Castilla Rodriguez |
2125 |
Ana Laura dos Santos Magrini |
2125 |
Eliane Valejo Barreto |
2125 |
A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, DOS PROFISSIONAIS E À ANEMIA FALCIFORME |
2127 |
Marcel Jardim Amaral |
2127 |
Vilmar Alves Pereira; |
2127 |
Lais Braga Costa |
2127 |
Angélica da Silva Pinto |
2127 |
Talia Luz Lacerda |
2127 |
Madaliza dos Santos Nascente |
2127 |
Eliane Almeida de Souza |
2127 |
Eduardo Galarraga Melgar Junior |
2127 |
EXPERIÊNCIA DE NOVO MODELO DE DIÁLOGO COM ADOLESCENTES EM RECLUSÃO |
2129 |
Nathalia Lima Pereira |
2129 |
Karla Tatiane Viana |
2129 |
Erica Rosalba Mallmann Duarte |
2129 |
LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA PEDAGOGIA FREIREANA |
2135 |
Elisiana Tischler Noedel |
2135 |
Cênio Back Weyh |
2135 |
O BEM VIVER NA SALA DE ESPERA: há como prescrever a comunicação informal na base humana e da pessoalidade? |
2145 |
Nathalia Lima Pereira |
2145 |
Mariana Ness |
2145 |
Dilmar Xavier da Paixão |
2145 |
PARADIGMA ECOSSISTÊMICO NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM |
2155 |
Daize Duarte Sampaio |
2155 |
Cibele Schwanke |
2155 |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL |
2169 |
Marlete Nunes Gomes Beiró |
2169 |
Lúcio Jorge Hammes |
2169 |
PONTOS DE VIDA: PRODUÇÃO DE AMBIENTES AFETIVOS E DE CUIDADO |
2179 |
Dionéia Regina de Moraes |
2179 |
Janine Neves |
2179 |
Marilene Alves Lemes |
2179 |
PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE: UMA CARTA PEDAGÓGICA DA INTERIORIDADE GEOGRÁFICA AO INTERIOR HUMANO |
2185 |
Camila Giron |
2185 |
Dilmar Xavier Paixão |
2185 |
RODA DE CONVERSA SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES INTERNAS |
2191 |
Rodrigo da Silveira |
2191 |
Nathalia Lima Pereira |
2191 |
Karla Tatiane Viana |
2191 |
Samara Fortunato Cardoso |
2191 |
Bruna Pereira Meneghetti |
2191 |
Dandara Schmaltz Coutinho |
2191 |
Erica Rosalba Mallmann Duarte |
2191 |
Carmen Lúcia Mottin Duro |
2191 |
SABERES FALADOS |
2195 |
Marilene Alves Lemes |
2195 |
Ana Paula Seger |
2195 |
Lia Andrade |
2195 |
TECNOLOGIAS NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO REFLEXÕES PARA ALÉM DO “A FAVOR” OU “CONTRA” |
2201 |
Ronaldo Rossi Ferreira |
2201 |
Dilmar Xavier da Paixão |
2201 |
Eixo 14: Paulo Freire: arte e cultura popular |
2207 |
A ECOLOGIA COSMOCENA E A RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA NO FÓRUM PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR NOS TERREIROS NO SÉCULO XXI |
2209 |
Eliane Almeida de Souza |
2209 |
Vilmar Pereira Alves |
2209 |
Marcel Jardim Amaral |
2209 |
DA “LEITURA” DO MUNDO DO ALUNO PAULO FREIRE ÀS LIÇÕES DE COISAS, DO SÉCULO XIX: UMA CRÍTICA PERMANENTE ÀS “LIÇÕES DE LEITURA” |
2211 |
Luiz Gonzaga Gonçalves |
2211 |
O SOM É MASSA! PROJETO ADOTE UM COMPOSITOR NA EJA ACOLHE RAUL ELLWANGER |
2223 |
André Machado |
2223 |
Marco Mello |
2223 |
Jaciara Kern |
2223 |
Rita Viero |
2223 |
Eixo 15: Paulo Freire e as infâncias |
2241 |
A CASA E O MUNDO LÁ FORA: PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS |
2243 |
Ana Felícia Guedes Trindade |
2243 |
Cristiane dos Santos Alves |
2243 |
Fernanda Poletto |
2243 |
A CONSTRUÇÃO DA DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LINGUAGEM E AS RODAS DE CONVERSA |
2255 |
Janaína Horn Schmidt |
2255 |
A CRIANÇA AUTONÔMA: REFLETINDO AS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
2261 |
Luciana Rita Bellincanta Salvi |
2261 |
Solange Maria Alves |
2261 |
APRENDENDO COM OS BEBÊS |
2273 |
Marisa Alff dos Santos |
2273 |
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE FREIRIANA DO CONTEXTO |
2283 |
Luciana Pinto Fernandes |
2283 |
Daisy EckhardBondan |
2283 |
BRINCADEIRA DE CRIANÇA COMO É BOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
2285 |
Géssica Camargo Müller |
2285 |
Laiz Cristina dos Santos Silveira |
2285 |
CONTAR HISTÓRIAS E DIZER A NOSSA PALAVRA: LENDO O MUNDOAUTO(TRANS)FORMANDO REALIDADES |
2293 |
Caroline da Silva dos Santos |
2293 |
Carolina ZassoPigatto |
2293 |
CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS E OUTROS TEÓRICOS |
2301 |
Marinela Rodriguez da Silva |
2301 |
Ligia Maria Botelho |
2301 |
CRIANÇAS E INFÂNCIAS MARCADAS POR DINÂMICAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS |
2305 |
Ana Sebastiana Monteiro Ribero |
2305 |
Renata Cristina de L.C.B. Nascimento |
2305 |
ENTRE PALAVRAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS UM UNIVERSO ENCANTADO: LENDO O MUNDO E AUTO(TRANS)FORMANDO REALIDADES |
2309 |
Angela Maria Ribas Hermes |
2309 |
Carolina ZassoPigatto |
2309 |
Caroline da Silva dos Santos |
2309 |
O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO E O LEGADO DE PAULO FREIRE: SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO CENTRADO NA ESCUTA ÀS CRIANÇAS |
2319 |
Ana Carla Bayer da Silva |
2319 |
Jovaneli Lara Xavier Siqueira da Rosa |
2319 |
Juliana Goelzer |
2319 |
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS |
2333 |
Caroline Gonçalves Chaves |
2333 |
PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA PERGUNTA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS |
2339 |
Flávia Burdzinski de Souza |
2339 |
Gardia Vargas |
2339 |
Juliana Beatriz Machado Rodrigues |
2339 |
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
2353 |
Débora Caroline dos Santos |
2353 |
PRÁTICA DOCENTE NA INFÂNCIA: A AUTONOMIA EM QUESTÃO |
2369 |
Maria José Santos da Silva |
2369 |
DIREITOS DE SER E ESTAR: DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA BÁSICA |
2377 |
Shirlei Alexandra Fetter |
2377 |
Raquel Karpinski |
2377 |
Eixo 16: Paulo Freire: educação ambiental, ética e espiritualidade |
2387 |
CAMINHANDO NA EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE LIBERTADORA |
2389 |
Carla Verônica C. de Menezes |
2389 |
Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva |
2389 |
Leonardo Alves da Silva |
2389 |
Agostinho Rosas |
2389 |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS |
2391 |
Luis Carlos Trombetta |
2391 |
Marlon Junior Pellenz |
2391 |
Sergio Trombetta |
2391 |
OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DE UMA PEDAGOGIA LIBERTADORA EM PAULO FREIRE |
2405 |
Jaime José Zitkoski |
2405 |
PAULO FREIRE: POR UMA PEDAGOGIA DO CORAÇÃO |
2415 |
Balduino Antonio Andreola |
2415 |
Fernanda dos Santos Paulo |
2415 |