Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1879 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1879 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1879

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

O SENTIDO DA PALAVRA EM PAULO

FREIRE NO DIÁLOGO COM AUTORES

Carmem Lucia Albreht da Silveira

1

Munir José Lauer

2

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

3

O presente texto trata da cooperação de outros auto-

res à tese das obras de Paulo Freire, indicando o processo

de alfabetização pelo uso da

palavra

e

formação política do

ujeito. Tem o perfil de pesquisa inicial e colaboram com Pau-

lo Freire, na construção teórica da escrita, os autores Matu-

rana (1994) e Larossa (2017).

A pedagogia concreta de Paulo Freire idealiza a edu-

cação de cunho popular através da conscientização pela

palavra,

sendo ela a fonte da percepção dos indivíduos, da

emancipação social, cultural e política das classes segrega-

das da sociedade. Volta-se à inserir e reconhecer o povo ex-

cluindo – os pobres, os negros, os camponeses, os quilom-

bolas, os ribeirinhos e os favelados - como sujeitos capazes

de dialogar com as demais culturas, com as identidades e

com a história. O uso da

palavra

identifica a valorização da

cultura, das memórias, dos valores, dos saberes, da raciona-

lidade e das matrizes intelectuais daqueles indivíduos infe-

riorizados por suas condições sociais tendo na educação o

ato político de formação.

A palavra tem o poder de definir e criar mundos, in-

corporar e interpretar cotidianos, elaborar significados,

construir e destruir relações, declarar afetos e desafetos pela

produção de sentidos e pelo mecanismo da subjetivação.

1

Doutoranda em Educação, Mestra em Educação – PPGEDU-UPF. Professo-

ra da rede municipal de Carazinho/RS. E-mail

carmem.albrecht@hotmail.

2

Doutorando em Educação, Mestre em Educação – PPGEDU-UPF/RS.

Professor de Educação Física da rede estadual de ensino, em Pontão/RS.

E-mail:

munirjlauer@gmail.com.

3

Professora Orientadora. Doutora em Educação. Docente da Universidade

de Passo Fundo (UPF) – RS. E-mail:

rosimaresquinsani@upf.br.