XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1879
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
O SENTIDO DA PALAVRA EM PAULO
FREIRE NO DIÁLOGO COM AUTORES
Carmem Lucia Albreht da Silveira
1
Munir José Lauer
2
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
3
O presente texto trata da cooperação de outros auto-
res à tese das obras de Paulo Freire, indicando o processo
de alfabetização pelo uso da
palavra
e
formação política do
ujeito. Tem o perfil de pesquisa inicial e colaboram com Pau-
lo Freire, na construção teórica da escrita, os autores Matu-
rana (1994) e Larossa (2017).
A pedagogia concreta de Paulo Freire idealiza a edu-
cação de cunho popular através da conscientização pela
palavra,
sendo ela a fonte da percepção dos indivíduos, da
emancipação social, cultural e política das classes segrega-
das da sociedade. Volta-se à inserir e reconhecer o povo ex-
cluindo – os pobres, os negros, os camponeses, os quilom-
bolas, os ribeirinhos e os favelados - como sujeitos capazes
de dialogar com as demais culturas, com as identidades e
com a história. O uso da
palavra
identifica a valorização da
cultura, das memórias, dos valores, dos saberes, da raciona-
lidade e das matrizes intelectuais daqueles indivíduos infe-
riorizados por suas condições sociais tendo na educação o
ato político de formação.
A palavra tem o poder de definir e criar mundos, in-
corporar e interpretar cotidianos, elaborar significados,
construir e destruir relações, declarar afetos e desafetos pela
produção de sentidos e pelo mecanismo da subjetivação.
1
Doutoranda em Educação, Mestra em Educação – PPGEDU-UPF. Professo-
ra da rede municipal de Carazinho/RS. E-mail
carmem.albrecht@hotmail.2
Doutorando em Educação, Mestre em Educação – PPGEDU-UPF/RS.
Professor de Educação Física da rede estadual de ensino, em Pontão/RS.
E-mail:
munirjlauer@gmail.com.3
Professora Orientadora. Doutora em Educação. Docente da Universidade
de Passo Fundo (UPF) – RS. E-mail:
rosimaresquinsani@upf.br.