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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
para a fenomenologia existencial merleaupontyana quanto
para a Educação Popular freireana são horizontes comuns.
Insistimos que esta
relação
nasce de interconexões exis-
tencialmente situadas nas
experiências
e historicamente
localizadas.
Compreendemos suas convergências a partir de sua
dinamicidade, não necessariamente dos consensos. Encon-
tra-se, de forma especial, no
olhar
lançado à indissociabi-
lidade do eu-outro-mundo; do espaço, tempo, da sexuali-
dade (PASSOS, 2011); que reconhece o “ser humano como
inacabado, que não subsistirá sem a relação com todos os
outros seres, que lhe tocam a pele e o coração” (PASSOS,
2014, p. 46).
Nestas “águas” estabelecemos relações
conosco
, com
as
outras
e os
outros
, e com
os mundos
que nos atraves-
sam. As compreensões tecidas a partir das contribuições da
fenomenologia existencial merleaupontyana e da Educação
Popular freireana são importantes, sobretudo, por valori-
zar de
onde estamos falando,
articulando pontos de partida
e chegada para tecer diálogos necessários a compor uma
epistemologia encarnada.
Acreditamos que as reflexões produzidas inserem
elementos
suficientes
e
relevantes
da relação ontológica e
epistemológica entre fenomenologia existencial merleau-
pontyana com a Educação Popular freireana. Estas pers-
pectivas encontram sua radicalidade nas territorialidades
do mundo cotidiano,
imersa/emersa
entre conflitos e con-
tradições. Colocam-nos em situação de tencionar s
entidos/
significados
compartilhados, manipulados e disputados
como estratégia de desenhar
projetos
e outros
mundos
possíveis
.
CONSIDERAÇÕES
Este ensaio dialógico mergulhou por dimensões den-
sas tanto da Educação Popular freireana quanto da feno-
menologia existencial em Merleau-Ponty. Nosso objetivo
foi compartilhar um olhar perspectivo em relação a aspec-