XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
tos vitais destas abordagens em suas interrelações, sem,
no entanto, o compromisso de aprofundar na problema-
tização. Mesmo de modo panorâmico ficou evidenciada a
aproximação entre dimensões básicas: dialética existencial,
corporeidade, intencionalidade, totalidade, experiência, ser
mais.
Não há, portanto, resultados alcançados como um
produto deste processo, mas uma entre muitas possibili-
dades que o legado de Freire nos apresenta: os diálogos
entre saberes distintos, a humildade epistemológica, a amo-
rosidade da acolhida e a rigorosidade metódica ancorada
nas existencialidades possíveis. Fazer pesquisa a partir da
Educação Popular exige, entre outras coisas, a abertura ao
sensível que envolve aprender a dialogar com outras/os in-
terlocutoras/es; tecer diálogos coerentes com o desafio de
transcender a lógica monopolizadora, binária e colonial da
ciência eurocêntrica.
Freire, assim como Merleau-Ponty, foram militantes de
sua época que lutaram por uma outra forma de fazer ciên-
cia, educação e desenvolvimento de modo visceralmente
engajado com a vida em situação. Este ensaio dialógico teve
o caráter de compartilhar formas alternativas/ (des) colo-
niais de tecer uma epistemologia comprometida com estas
situações da vida que são invisibilizadas, criminalizadas, re-
legadas a periferia de um mundo que nos nega diariamente
de diversas formas.
Sem protocolos, receitas ou sínteses, nosso diálogo
intencionou compartilhar um olhar de interconexão entre
dois militantes que defendem a polissemia da realidade que
vestimos de sentidos e significados contextualizados em
uma corporeidade que tem endereço. A valorização deste
lugar inédito que é nosso corpo indo em direção ao e com
o mundo é, conforme evidencia as abordagens merleaufrei-
reanas, a essência da radicalidade de uma ciência compro-
metida com as pessoas excluídas do circuito capitalista. Esse
é o compromisso pelo qual milito, faço ciência na educação
e penso estar ajudando a tecer.