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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1871

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Uma

prática social

que problematiza o fazer-

se mais

gente

com pessoas que, ao mesmo tempo, precisam sobre-

viver a realidades que as nega cotidianamente. Diante de

contextos como estes é importante entender que a Educa-

ção Popular não é uma receita, não opera milagres e não

têm definição

una

, “no existe un significado único de educa-

ción popular [...] este caráter plural y heterogéneo de la EP

fue planteado por algunos de los participantes en el Taller

de la Región Andina con la afirmación: La EP no es UNA, sino

diversidad de prácticas, procesos, concepciones” (CARRILLO,

2008, p.67).

Em sintonia com estes

olhares

, entendemos que o fe-

nômeno educativo/formativo para libertação mobiliza senti-

dos, significados, sentimentos e (in) certezas instituintes em

articulação com contextos que marcam as pessoas de forma

distinta. Estas abordagens podem nos ajudar a tecer, por

um lado,

mediações pedagógicas

que valorizam as

experien-

cialidades

como fonte de conhecimento; por outro, podem

qualificar nossa compreensão sobre os processos, fenôme-

nos e as realidades em sua pluralidade com vistas à busca

de estratégias coletivas que possam ir de encontro à lógica

instituída.

Conforme Rezende (1990), a

abordagem existencial

re-

conhece que:

O sentido pleno é aquele que nunca encontramos

e ao qual, no entanto, nunca podemos renunciar.

O senso do sentido que falta, do mais sentido que

há, é que dinamiza toda a nossa procura e relati-

viza todas as nossas descobertas. A ambiguidade

da fenomenologia significa muito precisamente a

recusa de toda e qualquer forma de dogmatismo,

para permanecermos uma atitude de constante

busca [...] uma resposta que seja busca ininterrupta

[...]. Interessa-nos “o visível e o invisível”, “o olho e

o espírito”, “o sentido e o não sentido”, “a vida e a

metáfora”. (REZENDE, 1990, p. 28-29).

Dentro deste movimento percebemos que a Educação

Popular, enquanto uma epistemologia de base social que