XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1871
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Uma
prática social
que problematiza o fazer-
se mais
gente
com pessoas que, ao mesmo tempo, precisam sobre-
viver a realidades que as nega cotidianamente. Diante de
contextos como estes é importante entender que a Educa-
ção Popular não é uma receita, não opera milagres e não
têm definição
una
, “no existe un significado único de educa-
ción popular [...] este caráter plural y heterogéneo de la EP
fue planteado por algunos de los participantes en el Taller
de la Región Andina con la afirmación: La EP no es UNA, sino
diversidad de prácticas, procesos, concepciones” (CARRILLO,
2008, p.67).
Em sintonia com estes
olhares
, entendemos que o fe-
nômeno educativo/formativo para libertação mobiliza senti-
dos, significados, sentimentos e (in) certezas instituintes em
articulação com contextos que marcam as pessoas de forma
distinta. Estas abordagens podem nos ajudar a tecer, por
um lado,
mediações pedagógicas
que valorizam as
experien-
cialidades
como fonte de conhecimento; por outro, podem
qualificar nossa compreensão sobre os processos, fenôme-
nos e as realidades em sua pluralidade com vistas à busca
de estratégias coletivas que possam ir de encontro à lógica
instituída.
Conforme Rezende (1990), a
abordagem existencial
re-
conhece que:
O sentido pleno é aquele que nunca encontramos
e ao qual, no entanto, nunca podemos renunciar.
O senso do sentido que falta, do mais sentido que
há, é que dinamiza toda a nossa procura e relati-
viza todas as nossas descobertas. A ambiguidade
da fenomenologia significa muito precisamente a
recusa de toda e qualquer forma de dogmatismo,
para permanecermos uma atitude de constante
busca [...] uma resposta que seja busca ininterrupta
[...]. Interessa-nos “o visível e o invisível”, “o olho e
o espírito”, “o sentido e o não sentido”, “a vida e a
metáfora”. (REZENDE, 1990, p. 28-29).
Dentro deste movimento percebemos que a Educação
Popular, enquanto uma epistemologia de base social que