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1866

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Elencando a

existência

enquanto dimensão de uma

in-

tencionalidade encarnada

Merleau-Ponty anuncia uma mili-

tância em torno de um

projeto social

que só pode

ser

desde

a problematização de vidas relegadas a um

não-lugar

. Parte

do (auto) reconhecimento de

si

e do

outro

em direção a um

mundo

que

nos

cerca, que está em

nós

tanto quanto

nós

estamos

nele

- Uma arena onde se travam enfrentamentos

diários. Aqui já é possível perceber aproximações com os

pressupostos libertadores freireanos.

Pois está se anunciando uma

intencionalidade

que

“reconhece a própria consciência como projeto do mundo,

destinada a um mundo que ela não envolve nem possui,

mas para o qual ela não deixa de se dirigir [...] A relação com

o mundo, tal como se pronunciou infatigavelmente em nós

[...]” (MERLEAU-PONTY, 1971, p. 15).

Encontramos elementos importantes na filosofia fe-

nomenológica existencial merleaupontyana que nos ajudam

problematizar os limites de perspectivas cindidas; colocam-

-nos em situação de estabelecer diálogos entre distintas

correntes filosóficas e científicas. Freire também insistia nes-

te aspecto dialógico, do respeito entre os olhares, inclusi-

ve os antagônicos. A conexão com o materialismo dialético

marxista, por exemplo, discussão feita por Giovedi

7

(2006, p.

53), que indica que esta se dá na medida em que:

[...] dá bastante ênfase nas condições objetivas nas

quais os indivíduos estão inseridos e que preci-

sam ser entendidas se quisermos compreender as

diversas manifestações da subjetividade humana.

Portanto, as condições materiais de existência são

dados fundamentais na compreensão de qualquer

fenômeno social. (GIOVEDI, 2006, p. 53).

Passos (2014) concorda com esta posição ao dizer

que a “fenomenologia merleaupontyana não é antimarxia-

7

Valter Martins Giovedi, brasileiro, é Doutor pelo Programa de Educação:

Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É profes-

sor do mestrado profissional em Educação da UFES. Dialogamos a partir de suas

reflexões em torno da

Inspiração fenomenológica na concepção de ensino-

-aprendizagem de Paulo Freire

(2006).