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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1863

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E

EDUCAÇÃO POPULAR: APROXIMAÇÕES

EPISTEMOLÓGICAS ENTRE FREIRE

E MERLEAU-PONTY

1

Luciane Rocha Ferreira Pielke

2

INTRODUÇÃO

Acredito que faz parte do legado de Freire no Rio Gran-

de do Sul o comprometimento e a amororidade de uma pre-

sença militante na universidade que enfrenta os modos euro-

cêntricos de fazer o ensino superior; com gentes que abraçam

a todas e todos que aqui vêem estudar. Este é nosso caso,

uma Educadora Popular, militante por um outro mundo pos-

sível, engajada em Movimentos Sociais Populares, que veio

do MT para o Sul do Brasil continuar a utopia pela luta coleti-

va e solidária que deseja a transformação social.

Este ensaio dialógico tem por objetivo tecer relações

teórico-metodológicas entre a Educação Popular freireana

e a fenomenologia existencial em Merleau-Ponty. Reflexões

que nascem das experiências na militância desde a periferia

de um mundo “Moderno”, racional, letrado, elitizado, ma-

chista. Para tecer as condições necessárias ao enfrentamen-

to desta realidade Freire nos inspirou de várias formas: na

luta, no diálogo encarnado.

Compartilhar as interconexões tecidas no movimento

de aproximação/distanciamento duma cultura acadêmica

elitizada, mas também das experiências libertadoras que fa-

zem parte dela, faz parte dos enfrentamentos a uma estética

eurocêntrica que carece ser transformada por dentro. É nes-

1

Parte desta reflexão teórica faz parte da Tese em Educação de nossa auto-

ria intitulada Educação em Economia Popular Solidária: Experiências peda-

gógicas que libertam? (2018).

2

Educadora Popular, Militante da Economia Popular Solidária, Pedagoga e

Mestra em Educação (UFMT/2011), Doutora em Educação (Unisinos/2018).

E-mail:

lucianekatu@gmail.com