XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1863
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E
EDUCAÇÃO POPULAR: APROXIMAÇÕES
EPISTEMOLÓGICAS ENTRE FREIRE
E MERLEAU-PONTY
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Luciane Rocha Ferreira Pielke
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INTRODUÇÃO
Acredito que faz parte do legado de Freire no Rio Gran-
de do Sul o comprometimento e a amororidade de uma pre-
sença militante na universidade que enfrenta os modos euro-
cêntricos de fazer o ensino superior; com gentes que abraçam
a todas e todos que aqui vêem estudar. Este é nosso caso,
uma Educadora Popular, militante por um outro mundo pos-
sível, engajada em Movimentos Sociais Populares, que veio
do MT para o Sul do Brasil continuar a utopia pela luta coleti-
va e solidária que deseja a transformação social.
Este ensaio dialógico tem por objetivo tecer relações
teórico-metodológicas entre a Educação Popular freireana
e a fenomenologia existencial em Merleau-Ponty. Reflexões
que nascem das experiências na militância desde a periferia
de um mundo “Moderno”, racional, letrado, elitizado, ma-
chista. Para tecer as condições necessárias ao enfrentamen-
to desta realidade Freire nos inspirou de várias formas: na
luta, no diálogo encarnado.
Compartilhar as interconexões tecidas no movimento
de aproximação/distanciamento duma cultura acadêmica
elitizada, mas também das experiências libertadoras que fa-
zem parte dela, faz parte dos enfrentamentos a uma estética
eurocêntrica que carece ser transformada por dentro. É nes-
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Parte desta reflexão teórica faz parte da Tese em Educação de nossa auto-
ria intitulada Educação em Economia Popular Solidária: Experiências peda-
gógicas que libertam? (2018).
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Educadora Popular, Militante da Economia Popular Solidária, Pedagoga e
Mestra em Educação (UFMT/2011), Doutora em Educação (Unisinos/2018).
E-mail:
lucianekatu@gmail.com