1858
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tuada. As reflexões de Gohn e Freire nos remetem ao traba-
lho como princípio educativo, à organização coletiva como
agente socializador e à participação política como instância
formativa. É o trabalho de base ocupando lugar primordial
em processos educativos que potencializam transformações
individuais e sociais.
A educação popular é ummovimento de afirmação dos
saberes populares, de resistência (
denúncia
) e de construção
(
anúncio
) de novas possibilidades de vida. Mesmo penetran-
do no ambiente formal, as práticas de educação popular são
originadas da organização e da luta dos sujeitos sociais da
América Latina. Essa dimensão política é da essência do mo-
vimento e que caracteriza suas construções epistemológicas
e metodológicas. Dessa forma, uma chave de leitura que per-
mite a compreensão da sinergia entre o debate sobre educa-
ção não formal e educação popular é a conscientização.
A conscientização é a razão de ser do processo for-
mativo crítico, no qual os sujeitos partem de seu universo
material e simbólico e formam novos entendimentos sobre
a realidade que os cerca. Este é um processo coletivo que
abarca uma dimensão individual, pois é também autotrans-
formação. Assim, a relação sinérgica entre o sistema formal
e as práticas de educação não formal fomenta possibilida-
des permanentes de reinvenção da educação popular.
Atualmente, práticas participantes de pesquisa são ca-
nais de reinvenção das ações de educadores(as) populares.
Igualmente, a formação inicial e continuada de professo-
res(as) é um canal de diálogo da escola com a universidade.
Encontramos a reinvenção dos círculos de cultura freireanos
em “círculos dialógicos investigativo-formativos” (HENZ;TO-
NIOLO, 2015) permeados por rigorosidade e amorosidade
que humanizam. Além disso, conforme destacado, projetos
de extensão universitária também se apresentam como me-
canismos fomentadores da relação entre esferas educativas
formais e não formais.
Mesmo considerando suas tensões e contradições,
aproximar as esferas educativas é um trabalho relevante,