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1858

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tuada. As reflexões de Gohn e Freire nos remetem ao traba-

lho como princípio educativo, à organização coletiva como

agente socializador e à participação política como instância

formativa. É o trabalho de base ocupando lugar primordial

em processos educativos que potencializam transformações

individuais e sociais.

A educação popular é ummovimento de afirmação dos

saberes populares, de resistência (

denúncia

) e de construção

(

anúncio

) de novas possibilidades de vida. Mesmo penetran-

do no ambiente formal, as práticas de educação popular são

originadas da organização e da luta dos sujeitos sociais da

América Latina. Essa dimensão política é da essência do mo-

vimento e que caracteriza suas construções epistemológicas

e metodológicas. Dessa forma, uma chave de leitura que per-

mite a compreensão da sinergia entre o debate sobre educa-

ção não formal e educação popular é a conscientização.

A conscientização é a razão de ser do processo for-

mativo crítico, no qual os sujeitos partem de seu universo

material e simbólico e formam novos entendimentos sobre

a realidade que os cerca. Este é um processo coletivo que

abarca uma dimensão individual, pois é também autotrans-

formação. Assim, a relação sinérgica entre o sistema formal

e as práticas de educação não formal fomenta possibilida-

des permanentes de reinvenção da educação popular.

Atualmente, práticas participantes de pesquisa são ca-

nais de reinvenção das ações de educadores(as) populares.

Igualmente, a formação inicial e continuada de professo-

res(as) é um canal de diálogo da escola com a universidade.

Encontramos a reinvenção dos círculos de cultura freireanos

em “círculos dialógicos investigativo-formativos” (HENZ;TO-

NIOLO, 2015) permeados por rigorosidade e amorosidade

que humanizam. Além disso, conforme destacado, projetos

de extensão universitária também se apresentam como me-

canismos fomentadores da relação entre esferas educativas

formais e não formais.

Mesmo considerando suas tensões e contradições,

aproximar as esferas educativas é um trabalho relevante,