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1854

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

jovens adolescentes a educação não-formal resga-

ta o sentimento de valorização de si próprio (o que

a mídia e os manuais de auto-ajuda denominam,

simplificadamente, como a auto-estima); ou seja

dá condições aos indivíduos para desenvolverem

sentimentos de auto-valorização, de rejeição dos

preconceitos que lhes são dirigidos, o desejo de

lutarem para ser reconhecidos como iguais (en-

quanto seres humanos), dentro de suas diferenças

(raciais, étnicas, religiosas, culturais, etc.);

• os indivíduos adquirem conhecimento de sua pró-

pria prática, os indivíduos aprendem a ler e inter-

pretar o mundo que os cerca.

Percebemos como essas questões podem ser asse-

melhadas a concepções freireanas sobre os processos edu-

cativos emancipatórios. Nesse sentido, cabe aproximarmos

os espaços de educação formal a algumas práticas político-

-educativas de movimentos sociais populares que estão na

base da educação popular como estratégia de resistência e

luta na América Latina.

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO POPULAR

Refletir sobre a educação popular em seus aspectos

teóricos e práticos é um exercício que nos aproxima da luta

de movimentos sociais populares do campo e da cidade

na América Latina do século XX. Ao resistirem e se orga-

nizarem para a luta coletiva, os sujeitos sociais criam suas

pedagogias e afirmam uma forma de ser e estar no e com

o mundo.

Aprendemos com Freire que a vida não é determina-

da, programada e mecânica, sendo parte de um movimento

histórico tenso, contraditório e em disputa. Por isso, nega-se

posturas fatalistas e que naturalizam situações produzidas

ao longo da história da humanidade. Não é natural a desi-

gualdade social, a opressão, a intolerância e a apatia política

que criam obstáculos ao

ser mais

.