XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1851
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO
POPULAR: UM DIÁLOGO ENTRE GOHN E FREIRE
Thiago Ingrassia Pereira
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Palavras-chave:
Educação popular. Educação não formal.
Maria da Gloria Gohn. Paulo Freire.
ABRINDO O DIÁLOGO
A educação é um processo cultural permanente e res-
ponsável pela própria humanização. Nesse sentido, passa,
mas vai além da escola, entendida como instituição formal.
Na escola, a educação é também ensino, é método, é orga-
nização de um currículo. Portanto, a escola ensina e educa, é
um lugar, afinal, feito de gente.
Esse ensaio assume a importância dos espaços de edu-
cação não formal na atualidade e reflete com base em Maria
da Gloria Gohn e Paulo Freire acerca da educação popular
como parte de uma estratégia de formação e conscientiza-
ção das classes populares. É um texto que convida ao diálo-
go e a permanente e necessária atualização do pensamento
de Freire a partir de outras leituras e novas “pontes” teóricas.
Dessa forma, interessa a análise conceitual do que se
compreende por educação não formal e sua relação com
a educação popular. Estudaremos alguns textos de Gohn
e Freire para sustentar a argumentação sobre o tema em
pauta, embora nesse momento nosso enfoque seja sobre o
artigo “Educação não formal, participação da sociedade civil
e estruturas colegiadas nas escolas” de Gohn (2006) e o livro
“Pedagogia do compromisso: América Latina e educação
popular” (2008) de Freire.
DO QUE SE TRATA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?
Educação é um conceito por vezes amplo e difuso. Se
a educação está em todo o lugar, onde ela está de fato?
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Sociólogo, Doutor em Educação. Professor da UFFS Campus Erechim.
E-mail:
thiago.ingrassia@uffs.edu.br