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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Brandão nos convida a refletir sobre a tensão entre os sa-
beres e seus lugares de legitimação, ou seja, a escola, como
tempo e lugar da educação, é uma construção histórica que
faz parte de um processo de instauração do discurso cientí-
fico especializado que produz “verdade”, em detrimento do
saber popular, difuso e impreciso. Contudo, um exame mais
cuidadoso em termos antropológicos sinaliza que
não existiu primeiro um saber científico, tecnoló-
gico, artístico ou religioso “sábio e erudito” que,
levado a escravos, servos, camponeses e peque-
nos artesãos, tornou-se, empobrecido, um “saber
do povo”. Houve primeiro um saber de todos que,
separado e interdito, tornou-se “saber erudito”
(BRANDÃO, 2006, p. 30).
Assim, quando tratamos de educação não formal,
logo o debate sobre educação formal apresenta-se com
força, tendo em vista que a forma de educação escolar se
hegemoniza ao longo do século XX (CANÁRIO, 2006). A es-
cola é um lugar fundamental para a formação e conscienti-
zação dos sujeitos, entretanto, não é o único local legítimo
de construção de nossas noções de mundo.
A reflexão proposta em termos exploratórios vai se
orientar pela seguinte concepção de educação não formal
em seu debate com a educação (in)formal:
a educação formal é aquela desenvolvida nas es-
colas, com conteúdos previamente demarcados; a
informal como aquela que os indivíduos aprendem
durante seu processo de socialização - na família,
bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e
culturas próprias, de pertencimento e sentimentos
herdados: e a educação não-formal é aquela que se
aprende “no mundo da vida”, via os processos de
compartilhamento de experiências, principalmente
em espaços e ações coletivos cotidianas (GOHN,
2006, p. 28).
Essa noção de Gohn é importante: a educação não
formal se refere ao que se aprende no “mundo da vida”.
Ora, esse é um debate que pode nos levar a Habermas, mas