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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1857

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

tensão universitária. Em especial, os cursos pré-universitá-

rios populares poderiam ser compreendidos como espaços

na “fronteira” da educação não formal e formal, tendo sua

dinâmica em contato com movimentos sociais diversos e,

também, se institucionalizando no âmbito acadêmico

4

.

A partir dos estudos no campo da educação popular

de matriz freireana, alguns casos de experiências de educa-

ção não formal são examinados. É significativo que alguns

programas de pós-graduação tenham aberto linhas de pes-

quisa sobre educação não formal, geralmente associada ao

debate sobre movimentos sociais e educação popular. É o

caso do Programa de Pós-Graduação Profissional em Edu-

cação (PPGPE) da UFFS

Campus

Erechim, onde atuo na li-

nha de pesquisa 2, que acolhe pesquisas sobre experiências

educacionais em movimentos sociais. Ofertamos a discipli-

na “Educação Popular, Educação Não formal e Movimentos

Sociais” no curso de mestrado e aproximamos o debate da

educação popular da formação de professores(as) e do cur-

rículo escolar.

Tanto em Gohn como em Freire, encontramos perspec-

tivas que se aproximam no entendimento da importância da

participação política e da legitimação dos diferentes espaços

produtores e enunciadores de conhecimento. A democracia é

um sistema político que precisa de uma sociedade civil ativa,

protagonista e engajada nas pautas sociais. Contudo, parti-

cipação sem conscientização e em ambiente de profundas

desigualdades sociais é sério problema que induz cenários de

democracia procedimental, ou seja, a democracia resume-se

a procedimentos estéreis à cultura política.

A radicalização democrática é indissociável da quali-

dade educacional, pois os processos educativos formais e

não formais são espaços potentes de formação crítica e si-

4

Remeto à dissertação de mestrado de Tatiane Fernanda Gomes sobre a

experiência do Pré-Universitário Popular Alternativa, projeto de extensão

da UFSM. Em sua pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Gra-

duação Profissional em Educação da UFFS/Erechim, Gomes defende o

reconhecimento do

cursinho popular

na formação inicial de docentes na

UFSM (GOMES, 2017).