XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
tensão universitária. Em especial, os cursos pré-universitá-
rios populares poderiam ser compreendidos como espaços
na “fronteira” da educação não formal e formal, tendo sua
dinâmica em contato com movimentos sociais diversos e,
também, se institucionalizando no âmbito acadêmico
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A partir dos estudos no campo da educação popular
de matriz freireana, alguns casos de experiências de educa-
ção não formal são examinados. É significativo que alguns
programas de pós-graduação tenham aberto linhas de pes-
quisa sobre educação não formal, geralmente associada ao
debate sobre movimentos sociais e educação popular. É o
caso do Programa de Pós-Graduação Profissional em Edu-
cação (PPGPE) da UFFS
Campus
Erechim, onde atuo na li-
nha de pesquisa 2, que acolhe pesquisas sobre experiências
educacionais em movimentos sociais. Ofertamos a discipli-
na “Educação Popular, Educação Não formal e Movimentos
Sociais” no curso de mestrado e aproximamos o debate da
educação popular da formação de professores(as) e do cur-
rículo escolar.
Tanto em Gohn como em Freire, encontramos perspec-
tivas que se aproximam no entendimento da importância da
participação política e da legitimação dos diferentes espaços
produtores e enunciadores de conhecimento. A democracia é
um sistema político que precisa de uma sociedade civil ativa,
protagonista e engajada nas pautas sociais. Contudo, parti-
cipação sem conscientização e em ambiente de profundas
desigualdades sociais é sério problema que induz cenários de
democracia procedimental, ou seja, a democracia resume-se
a procedimentos estéreis à cultura política.
A radicalização democrática é indissociável da quali-
dade educacional, pois os processos educativos formais e
não formais são espaços potentes de formação crítica e si-
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Remeto à dissertação de mestrado de Tatiane Fernanda Gomes sobre a
experiência do Pré-Universitário Popular Alternativa, projeto de extensão
da UFSM. Em sua pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Gra-
duação Profissional em Educação da UFFS/Erechim, Gomes defende o
reconhecimento do
cursinho popular
na formação inicial de docentes na
UFSM (GOMES, 2017).