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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Percebemos como práticas de educação popular se
apresentam em instituições formais na atualidade e em pro-
jetos de extensão universitária como Pré-Universitários Po-
pulares. Na relação entre a escola e a universidade, na for-
mação inicial e continuada de professores(as) e em projetos
e disciplinas na graduação e pós-graduação, o debate sobre
a educação popular se alimenta e se atualiza por meio das
trocas com experiências não formais de educação e com os
movimentos sociais populares.
Tanto na gênese da educação popular na primeira me-
tade do século XX, passando por seus processos de reinven-
ção nos anos 1990, como agora no século XXI, a participa-
ção ativa dos sujeitos sociais é essencial para a construção
do conhecimento e a luta política consciente. Estudar Gohn
e Freire nos dá pistas de como na confluência de intenciona-
lidades podemos entender e transformar o mundo.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.
O que é educação popular
.
São Paulo: Brasiliense, 2006.
CANÁRIO, Rui.
A escola tem futuro
? Das promessas às in-
certezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do compromisso
: América Latina
e educação popular. Indaiatuba: Villa das Letras, 2008.
_____.
Pedagogia do oprimido
. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2005.
GOHN, Maria da Glória.
Educação não formal e cultura
política.
5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
_____. Educação não-formal, participação da sociedade civil e
estruturas colegiadas nas escolas.
Ensaio Avaliação e
Políticas Públicas em Educação
, Rio de Janeiro, v. 14,
n.50, p. 11-25, 2006.
GOMES, Tatiane Fernanda.
Pré-Universitário Popular Al-
ternativa
: formação inicial para a docência entre a
educação formal e não formal. Dissertação (mestrado