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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mundo possível, ancorado na solidariedade de classe. Reco-
nhecendo o saber popular como portador de estatuto epis-
temológico, lança as bases de movimentos de alfabetização
de adultos, das campanhas pela escola pública e da organi-
zação política dos segmentos subalternos.
Não foram dentro das escolas e universidades que as
práticas de educação popular brotaram, mas da luta concreta
contra a exploração e pela afirmação dos direitos sociais. Em
seu movimento histórico, essa vertente passa a disputar as
instituições escolares, buscando novas formas de currículo e
produção científica. De fora para dentro e, em seguida, de
dentro para fora, criam-se ações formativas que aproximam
movimentos sociais das instituições formais de educação.
Não estando isenta de contradições, essa relação entre
os espaços formais e não formais de educação nos permite
alargar o conceito de educação para além da escolarização.
Desde os movimentos de cultura popular sabemos que há
um esforço em evitar a criação de dicotomias que apenas
reforçariam o
status quo
: teoria e prática, popular e erudito,
analfabeto(a) e alfabetizado(a), entre outras, desafiam uma
nova produção e difusão de conhecimentos. Igualmente, é
relevante a fuga de uma postura basista. O próprio Freire
(2005) adverte sobre os riscos do basismo enquanto atrofio
da dimensão teórica, assim como do verbalismo, quando te-
mos a supervalorização da dimensão teórica. A saída desse
impasse estaria na práxis que coloca em relação dialética a
teoria e a prática.
Assim, não se idealizam os espaços não formais de
educação, uma vez que contêm seus desafios e limites. Por
outro lado, a aposta reside na potencialidade da organiza-
ção da sociedade civil, dos movimentos sociais e da rela-
ção sinérgica dessas práticas com as instituições. Para Gohn
(2006), os conselhos escolares seriam espaços que acolhe-
riam o potencial associativo da comunidade e potencializa-
riam a participação política.
Outros exemplos atuais dessa relação sinérgica entre
os múltiplos espaços educativos são alguns projetos de ex-