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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dade desescolarizada, todo o ambiente social deve tornar-
-se potencialmente pedagógico.
A educação, em Illich, é um fenômeno social presente
nos mais diversos tempos e espaços da sociedade e do pró-
prio Estado, dentre eles estão a família, as fábricas, as biblio-
tecas, os sindicatos, os teatros, os meios de comunicação,
etc., que representam ambientes informais ou não-formais
de educação a serem disputados politicamente e desinstitu-
cionalizados por aqueles que anseiam por transformações
sociais.
RESULTADOS
Considerando o que foi abordado até o presente mo-
mento, pode-se sugerir que as concepções de Freire e Illich,
e também os pressupostos da pedagogia libertária, embora
tenham certas divergências quanto ao papel da escola e do
Estado no geral, são bastante complementares. O presente
escrito, como dito anteriormente, propôs uma discussão em
termos gerais, sem pretensão alguma de esgotar o assunto,
mas de principiar um diálogo já existente entre estes auto-
res e a perspectiva educacional anarquista, diálogo que se
revela de bastante fecundidade no que diz respeito a pers-
pectivas críticas sobre a relação entre educação e socieda-
de, transformação social e ambiente escolar, evidenciando a
possibilidade de elaboração futura de discussões mais apro-
fundadas
4
.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2005.
GALLO, Silvio.
Educação anarquista: um paradigma para
hoje.
Piracicaba: Ed. Unimep, 1995.
4
Discussões estas que pretende-se ampliar no campo da Educação Am-
biental, através de duas dissertações de mestrado que buscam, partindo
de pressupostos anarquistas, contribuir nas discussões dentro deste cam-
po do conhecimento. Dissertações estas que serão elaboradas pelos dois
autores deste trabalho, sob orientação do primeiro autor.