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1848

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dade desescolarizada, todo o ambiente social deve tornar-

-se potencialmente pedagógico.

A educação, em Illich, é um fenômeno social presente

nos mais diversos tempos e espaços da sociedade e do pró-

prio Estado, dentre eles estão a família, as fábricas, as biblio-

tecas, os sindicatos, os teatros, os meios de comunicação,

etc., que representam ambientes informais ou não-formais

de educação a serem disputados politicamente e desinstitu-

cionalizados por aqueles que anseiam por transformações

sociais.

RESULTADOS

Considerando o que foi abordado até o presente mo-

mento, pode-se sugerir que as concepções de Freire e Illich,

e também os pressupostos da pedagogia libertária, embora

tenham certas divergências quanto ao papel da escola e do

Estado no geral, são bastante complementares. O presente

escrito, como dito anteriormente, propôs uma discussão em

termos gerais, sem pretensão alguma de esgotar o assunto,

mas de principiar um diálogo já existente entre estes auto-

res e a perspectiva educacional anarquista, diálogo que se

revela de bastante fecundidade no que diz respeito a pers-

pectivas críticas sobre a relação entre educação e socieda-

de, transformação social e ambiente escolar, evidenciando a

possibilidade de elaboração futura de discussões mais apro-

fundadas

4

.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2005.

GALLO, Silvio.

Educação anarquista: um paradigma para

hoje.

Piracicaba: Ed. Unimep, 1995.

4

Discussões estas que pretende-se ampliar no campo da Educação Am-

biental, através de duas dissertações de mestrado que buscam, partindo

de pressupostos anarquistas, contribuir nas discussões dentro deste cam-

po do conhecimento. Dissertações estas que serão elaboradas pelos dois

autores deste trabalho, sob orientação do primeiro autor.