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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1845

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

do com enfoque em quatro eixos principais: a) as aproxima-

ções da teoria pedagógica de Paulo Freire com a pedagogia

libertária; b) as aproximações do pensamento de Ivan Illich

com a pedagogia libertária; c) perspectivas de diálogos e

aspectos divergentes entre o pensamento dos dois autores.

Com relação à seleção das leituras, foi realizada a

leitura analítica e interpretativa das obras consideradas de

maior expressão e referência ao pensamento dos autores, a

saber: a) “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, no qual

o autor elabora suas concepções pedagógicas fundamen-

tais, escrita em 1968 quando se encontrava exilado no Chile,

em consequência de suas concepções de mundo atreladas

ao marxismo, frontalmente contrárias às dos idealizadores

do golpe militar de 1964 no Brasil; b) “Sociedade sem Esco-

las” de Ivan Illich, no qual problematiza a institucionalização

do ambiente escolar enquanto um espaço de manutenção

ideológica a serviço da classe dominante.

ANÁLISE

Paulo Freire desenvolveu uma perspectiva pedagógica

crítica, também conhecida enquanto pedagogia libertado-

ra, também caracterizada enquanto dialógica. Segundo este

autor, a educação é um ato essencialmente político, e não

um “que fazer” neutro, no qual educadores e educandos

encontram-se inseridos em um contexto social de luta de

classes, sendo que a relação entre oprimidos e opressores

permeia as teorias e práticas pedagógicas. Neste sentido, a

busca essencial na obra de Paulo Freire foi articular a possi-

bilidade de emancipação humana pelos oprimidos, através

de um viés pedagógico próprio, presente principalmente na

obra utilizada para este trabalho.

Ivan Illich tornou-se conhecido por ser o principal teó-

rico da proposta de uma “sociedade desescolarizada”, atra-

vés da qual propõe uma transformação social baseada na

desconstrução das instituições hegemônicas da sociedade

capitalista, dentre elas, a escola. Este aspecto de sua obra

tornou-o bastante considerado pelos adeptos da perspecti-