XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1845
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
do com enfoque em quatro eixos principais: a) as aproxima-
ções da teoria pedagógica de Paulo Freire com a pedagogia
libertária; b) as aproximações do pensamento de Ivan Illich
com a pedagogia libertária; c) perspectivas de diálogos e
aspectos divergentes entre o pensamento dos dois autores.
Com relação à seleção das leituras, foi realizada a
leitura analítica e interpretativa das obras consideradas de
maior expressão e referência ao pensamento dos autores, a
saber: a) “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, no qual
o autor elabora suas concepções pedagógicas fundamen-
tais, escrita em 1968 quando se encontrava exilado no Chile,
em consequência de suas concepções de mundo atreladas
ao marxismo, frontalmente contrárias às dos idealizadores
do golpe militar de 1964 no Brasil; b) “Sociedade sem Esco-
las” de Ivan Illich, no qual problematiza a institucionalização
do ambiente escolar enquanto um espaço de manutenção
ideológica a serviço da classe dominante.
ANÁLISE
Paulo Freire desenvolveu uma perspectiva pedagógica
crítica, também conhecida enquanto pedagogia libertado-
ra, também caracterizada enquanto dialógica. Segundo este
autor, a educação é um ato essencialmente político, e não
um “que fazer” neutro, no qual educadores e educandos
encontram-se inseridos em um contexto social de luta de
classes, sendo que a relação entre oprimidos e opressores
permeia as teorias e práticas pedagógicas. Neste sentido, a
busca essencial na obra de Paulo Freire foi articular a possi-
bilidade de emancipação humana pelos oprimidos, através
de um viés pedagógico próprio, presente principalmente na
obra utilizada para este trabalho.
Ivan Illich tornou-se conhecido por ser o principal teó-
rico da proposta de uma “sociedade desescolarizada”, atra-
vés da qual propõe uma transformação social baseada na
desconstrução das instituições hegemônicas da sociedade
capitalista, dentre elas, a escola. Este aspecto de sua obra
tornou-o bastante considerado pelos adeptos da perspecti-