Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1844 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1844 / 2428 Next Page
Page Background

1844

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A pedagogia libertária visa o respeito à liberdade e

autonomia individual e coletiva dos participantes do pro-

cesso educativo, sejam estes educadores ou educandos. O

interesse em construir relações humanas livres e solidárias

está potencialmente materializado em metodologias e prá-

ticas que contrariam a lógica da competição, que subtrai,

e endossam a cooperação, que soma. Por, e para, isto, as

atividades práticas pedagógicas não devem ser realizadas

através de prazos, programas, exames, classificações, amea-

ças, prêmios, castigos, recompensas, etc. A concepção nor-

teadora deste processo é a ideia kropotkiana de que se deve

exigir de cada um conforme as suas capacidades e oferecer

a cada um conforme as suas necessidades.

Portanto, toda e qualquer prática de autogestão pe-

dagógica libertária está motivada por uma proposta radical

de mudança social. Sendo assim, Silvio Gallo salienta que no

ato de “buscar a autogestão, a construção da subjetivida-

de autônoma, singular, a educação anarquista busca aquilo

que nunca teve lugar. Estamos aqui trabalhando com um

conceito positivo de utopia” (1995, p. 224). A existência da

pedagogia libertária através da autogestão escolar é por

si só uma atitude subversiva, uma condição de afirmação

da luta por uma escola e educação livre e libertária, mas

não a consolidação das condições de existência desta, que

só pode ser realizada através da transformação radical de

outros diversos setores da sociedade, ou seja, por meio da

revolução social. Trata-se de uma peleja pelo convencimen-

to geral da possibilidade da própria possibilidade de uma

alternativa pedagógica, política, econômica, cultural e social

ao capitalismo, representada pelo anarquismo através da

autogestão libertária. Significa a tentativa de construir no

presente algo que por muito tempo foi dito pertencente a

um futuro distante.

METODOLOGIA

O trabalho foi realizado via pesquisa qualitativa de or-

dem bibliográfica. O levantamento bibliográfico foi realiza-