1844
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A pedagogia libertária visa o respeito à liberdade e
autonomia individual e coletiva dos participantes do pro-
cesso educativo, sejam estes educadores ou educandos. O
interesse em construir relações humanas livres e solidárias
está potencialmente materializado em metodologias e prá-
ticas que contrariam a lógica da competição, que subtrai,
e endossam a cooperação, que soma. Por, e para, isto, as
atividades práticas pedagógicas não devem ser realizadas
através de prazos, programas, exames, classificações, amea-
ças, prêmios, castigos, recompensas, etc. A concepção nor-
teadora deste processo é a ideia kropotkiana de que se deve
exigir de cada um conforme as suas capacidades e oferecer
a cada um conforme as suas necessidades.
Portanto, toda e qualquer prática de autogestão pe-
dagógica libertária está motivada por uma proposta radical
de mudança social. Sendo assim, Silvio Gallo salienta que no
ato de “buscar a autogestão, a construção da subjetivida-
de autônoma, singular, a educação anarquista busca aquilo
que nunca teve lugar. Estamos aqui trabalhando com um
conceito positivo de utopia” (1995, p. 224). A existência da
pedagogia libertária através da autogestão escolar é por
si só uma atitude subversiva, uma condição de afirmação
da luta por uma escola e educação livre e libertária, mas
não a consolidação das condições de existência desta, que
só pode ser realizada através da transformação radical de
outros diversos setores da sociedade, ou seja, por meio da
revolução social. Trata-se de uma peleja pelo convencimen-
to geral da possibilidade da própria possibilidade de uma
alternativa pedagógica, política, econômica, cultural e social
ao capitalismo, representada pelo anarquismo através da
autogestão libertária. Significa a tentativa de construir no
presente algo que por muito tempo foi dito pertencente a
um futuro distante.
METODOLOGIA
O trabalho foi realizado via pesquisa qualitativa de or-
dem bibliográfica. O levantamento bibliográfico foi realiza-