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1872

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

busca ir de encontro a um todo instituído, é um fenôme-

no que renova o

olhar

que lança para processos, relações e

pessoas de modo sempre perspectivo. Este caráter holístico

carece ser revisitado constantemente, ser (re) significado,

sendo isto uma (re) construção que nunca se fecha. As refle-

xões tecidas por Rezende (1990) evidenciam a impossibili-

dade de capturar o

sentido pleno

cartesiano:

univocidade em

detrimento da polissemia

. Assim, o conhecimento se encon-

tra, sobretudo, no reconhecimento de uma existência coti-

diana que carece de atenção e visibilidade; processo proble-

matizado por Berger e Luckmann (1996, p. 37) quando nos

dizem que:

O senso comum contém inumeráveis interpretações

pré-científicas e quase-científicas sobre a realida-

de cotidiana, que admite como certas. Se quiser-

mos descrever a realidade do senso comum temos

de nos referir a estas interpretações, assim como

temos de levar em conta seu caráter de situação

indubitável [...]. Uma análise fenomenológica deta-

lhada descobriria as várias camadas da experiência

e as diferentes estruturas de significação implicadas

[...] O que nos interessa aqui é o caráter intencional

comum de toda consciência.

Acreditamos que as vivências cotidianas são pre-

nhes de desafios e possibilidades, nossos diálogos chamam

a atenção para esta realidade. Neste cenário, a estratégia

básica da Educação Popular em articulação com a Feno-

menologia existencial é promover e interagir com diversas

mediações/situações elementares ao

vivido,

articulando di-

mensões fundamentais que possam ser capazes de colabo-

rar com o fazer-

se Mais Gente

. Trata-se, neste sentido, de va-

lorizar experiências existencialmente localizadas que mobili-

zam dimensões ontológicas elementares à vida individual e

coletiva de bases solidárias.

São os conteúdos da vida que transcendem a lógica

instrumental institucionalizada no/pelo Sistema Capitalista

que fragmenta/mutila o existir em categorias sociais, polí-

ticas e econômicas eurocêntricas. Uma arquitetura classista,