XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1881
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
sujeito representa para si diante do que lhe acontece, como
se coloca diante dos outros e do mundo e como age para
interpretar e conduzir as ações. Retomando Larossa (2017,
p. 17) o ser humano “é um vivente com palavra. [...] que o
homem é palavra, que o homem é enquanto palavra, que
todo o humano tem a ver com a palavra, se dá em palavra,
está tecido de palavras, que o modo de viver [...] se dá na
palavra e como palavra [...]”.
Para Freire, a formação do sujeito desde a alfabetiza-
ção carece por reconhecer o conhecimento do sujeito, me-
diado com a leitura que faz do mundo, diante da oportu-
nidade do diálogo sobre a vida e sobre seu meio cultural.
A pedagogia de Freire pode ter destacada contribuição à
educação do século XXI ao compreender o conhecimento
cm constante processo de transformação, pela inegável de-
manda de relacionar os saberes dos estudantes - suas expe-
riências, suas vivências - com os conhecimentos escolares
e pela possibilidade de interceder na dinâmica das aulas,
pela necessidade da prática de pesquisa, tanto para aluno
quanto para o professor e pela necessidade de transformar
os saberes - por reflexões e descobertas – favorecendo a
intervenção nos contextos sociais.
Freire foi quem claramente evidenciou o caráter dou-
trinário e ideológico da educação brasileira, rompendo com
a pedagogia tradicional iniciada pelos jesuítas e que ultra-
passou diversas reformas pelos cinco séculos de história,
deixando marcas prementes entre os indivíduos da socie-
dade. Indica no respeito a diversidade, na liberdade, na leal-
dade e no rigor ao ato de aprender o caminho para a auto-
nomia. Freire iniciou seu trabalho, em 1963, rompendo com
os padrões da época e assumindo o propósito de alfabetizar
300 cortadores de cana adultos analfabetos, no tempo de 40
horas, sem o uso do instrumento habitual da cartilha, mas
valendo-se da palavra, ou seja, do vocabulário conhecido
na origem da experiência de vida de cada um dos alunos.
Naquela época em torno de 40% da população brasileira
era analfabeta, quando Freire considerava ser ingênuo es-