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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1881

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

sujeito representa para si diante do que lhe acontece, como

se coloca diante dos outros e do mundo e como age para

interpretar e conduzir as ações. Retomando Larossa (2017,

p. 17) o ser humano “é um vivente com palavra. [...] que o

homem é palavra, que o homem é enquanto palavra, que

todo o humano tem a ver com a palavra, se dá em palavra,

está tecido de palavras, que o modo de viver [...] se dá na

palavra e como palavra [...]”.

Para Freire, a formação do sujeito desde a alfabetiza-

ção carece por reconhecer o conhecimento do sujeito, me-

diado com a leitura que faz do mundo, diante da oportu-

nidade do diálogo sobre a vida e sobre seu meio cultural.

A pedagogia de Freire pode ter destacada contribuição à

educação do século XXI ao compreender o conhecimento

cm constante processo de transformação, pela inegável de-

manda de relacionar os saberes dos estudantes - suas expe-

riências, suas vivências - com os conhecimentos escolares

e pela possibilidade de interceder na dinâmica das aulas,

pela necessidade da prática de pesquisa, tanto para aluno

quanto para o professor e pela necessidade de transformar

os saberes - por reflexões e descobertas – favorecendo a

intervenção nos contextos sociais.

Freire foi quem claramente evidenciou o caráter dou-

trinário e ideológico da educação brasileira, rompendo com

a pedagogia tradicional iniciada pelos jesuítas e que ultra-

passou diversas reformas pelos cinco séculos de história,

deixando marcas prementes entre os indivíduos da socie-

dade. Indica no respeito a diversidade, na liberdade, na leal-

dade e no rigor ao ato de aprender o caminho para a auto-

nomia. Freire iniciou seu trabalho, em 1963, rompendo com

os padrões da época e assumindo o propósito de alfabetizar

300 cortadores de cana adultos analfabetos, no tempo de 40

horas, sem o uso do instrumento habitual da cartilha, mas

valendo-se da palavra, ou seja, do vocabulário conhecido

na origem da experiência de vida de cada um dos alunos.

Naquela época em torno de 40% da população brasileira

era analfabeta, quando Freire considerava ser ingênuo es-