XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1885
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PAULO FREIRE E FLORESTAN FERNANDES:
UM PENSAMENTO CRÍTICO E DE RESISTÊNCIA
AO AUTORITARISMO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Simone Zientarski
1
Maickelly Backes de Castro
2
Cênio Back Weyh
3
RESUMO
: Paulo Freire e Florestan Fernandes são represen-
tantes autênticos do pensamento progressista revolucioná-
rio e referências para repensar o já pensado, na perspectiva
da transformação social, alicerçada e potencializada pelo fa-
zer político-pedagógico. O artigo emerge de um projeto de
Iniciação Científica, que estuda as “Concepções de educa-
ção, escola pública e educador/professor na perspectiva de
Florestan Fernandes” e objetiva destacar possíveis aproxi-
mações dos dois educadores com significativa repercussão
nacional e internacional no campo educacional, consideran-
do suas pesquisas sobre temas e problemas da realidade
brasileira, bem como sua inserção no meio social e político
da vida nacional. Nesse sentido, a partir de leituras e discus-
sões sobre o tema, é possível destacar algumas aproxima-
ções entre os referidos autores, que tinham por objetivo a
transformação da sociedade, a partir de ideias de igualdade,
justiça e democracia. Tanto Freire como Fernandes denun-
ciavam os privilégios das elites conservadoras e lutavam
para que as classes marginalizadas tivessem seus direitos
atendidos, a partir da tomada de consciência do seu lugar
no mundo. Estas discussões tem significativa relevância no
1
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI-Cam-
pus Santo Ângelo, Curso de Pedagogia, CNPQ-PIBIC,
simonezientarski23@ gmail.com2
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI-
-Campus Santo Ângelo, Curso de Pedagogia, PIIC-URI,
maai_backes@ hotmail.com3
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI-
-Campus Santo Ângelo, Mestrado Científico e Tecnológico, orientador,
ceniow@san.uri