1886
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
contexto brasileiro atual, que requer a busca de alternati-
vas para a superação das mazelas históricas que assolam
especialmente a área da educação no Brasil e impedem a
evolução social.
Palavras-chave:
Florestan Fernandes. Paulo Freire. Educa-
ção. Transformação Social.
INTRODUÇÃO
No cenário que se apresenta no Brasil, urge a busca
por caminhos alternativos que requerem transformações,
alicerçados em visões críticas e fundamentadas no campo
teórico que apontam na perspectiva de uma sociedade me-
nos desigual. Nessa ótica, a educação, enquanto possível
mediação tanto de transformação e para alienação, requer
uma análise mais aprofundada para explicitar seu papel po-
lítico-pedagógico nesse processo.
Nesse sentido, é imprescindível repensar contribui-
ções acerca do tema, a partir de estudiosos que tiveram por
preocupação a análise dos dilemas e desafios do contexto
brasileiro. Por isso entende-se que Florestan Fernandes e
Paulo Freire oferecem substantivo legado político-pedagó-
gico para a presente análise.
Neste artigo, visa-se trazer possíveis aproximações de
dois grandes educadores com significativa repercussão na-
cional e internacional no campo educacional, considerando
suas pesquisas sobre temas e problemas da realidade bra-
sileira bem como sua inserção no meio social e político da
vida nacional.
A reflexão em torno do significado teórico-prático de
Fernandes e Freire no momento atual se justifica no sentido
de repensar o já pensado (Fernandes, 1966) com vistas à
identificação e análise das mazelas da educação brasileira
para pensar a cerca de possíveis avanços no campo demo-
crático popular. Tudo isso, com vistas à melhoria da quali-
dade da educação, e potencializar as necessárias transfor-
mações sociais na contemporaneidade. Se a educação não