XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1891
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
os cidadãos, mesmo economicamente vulneráveis, exercem
certo poder, que é capaz de influenciar em grandes deci-
sões. Dallari comenta:
O que a experiência tem comprovado é que mesmo
as pessoas mais pobres, sem nenhum poder eco-
nômico, político ou militar, com pequeno preparo
intelectual e exercendo as profissões mais humil-
des, podem conseguir um poder de pressão e são
ouvidas quando agem em grupo. (1984, p.46).
Nessa perspectiva, Florestan denunciava que, consi-
derando a alienação que está enraizada no pensamento da
população brasileira em geral, mudanças sociais e educacio-
nais são improváveis de acontecer, especialmente porque
os cidadãos não participam efetivamente das lutas que en-
volvem a transformação nestas áreas. Isto acontece porque
os cidadãos, que poderiam forjar um projeto de mudança,
não alimentam um espírito crítico e reflexivo para propor
mudanças e resistir às injustiças como a desigualdade de
oportunidades. Por conseguinte, a escola, que poderia ser
instrumento de transformação social, fica inerte diante dos
acontecimentos e anseios que a rodeia, mantendo-se um
círculo vicioso de dominação e submissão. Segundo ele,
O horizonte cultural dominante é demasiado estrei-
to para pôr em relevo a importância da educação
popular na ordem social democrática; mas, doutro
lado, não melhoramos a nossa capacidade de com-
preensão e de transformação da realidade educa-
cional brasileira, porque as escolas de que dispo-
mos são incapazes de alterar o horizonte cultural
dominante. (1966, p. 350).
Em contraponto à Educação Popular, Freire critica a
educação que não passa de mera transmissão de informa-
ções, que não concebe o aluno como sujeito pensante e ci-
dadão de decisões. Tal mecanismo não permite o
pensar
, e,
por conseguinte, inviabiliza o
agir
diferente, anulando a ca-
pacidade de participação do sujeito de forma efetiva. Nessa
situação, a educação utiliza de seu poder para aquietar e