XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1893
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
tudo isso grávida de preferências políticas, éticas,
estéticas, urbanísticas e ecológicas de quem o faz.
Não há possibilidade de um discurso só sobre os
diferentes aspectos do tema. Um discurso que
agrade, em termos absolutos, a gregos e troianos.
(2001, p.11).
Entretanto, quando a escola se posiciona de forma
indiferente em relação ao contexto que a cerca, deixa de
engendrar mudanças urgentes que nem mesmo são perce-
bidas por esta, pois a instituição não se aproxima dos pro-
blemas sociais. Esta inércia anula qualquer possibilidade de
transformação, o que, por sua vez, acarreta na conservação
de modelos que, para a sociedade atual, já se tornam insu-
ficientes para abranger a totalidade do homem na contem-
poraneidade. Na visão de Fernandes,
a escola divorciada do ambiente, neutra diante dos
problemas sociais e dos dilemas morais do homem,
incapaz de integrar-se no ritmo de uma ‘civilização
em mudança’, só pode atuar como um foco de con-
servantismo sócio-cultural. (1966, p.81).
Nessa perspectiva, é necessário que, especialmente os
educadores, compreendam o papel da escola na sociedade,
como também as influências dessa na instituição escolar,
considerando que, como já elucidado, “o professor trabalha
a favor de alguma coisa e contra alguma coisa”, conforme
Freire (1986, p.34). Esta compreensão é fundamental para
que os docentes tenham a consciência da importância das
repercussões de seu trabalho e de suas consequências para
a sociedade, com vistas a repensar e planejar ações em prol
de objetivos claros.
Esta postura crítica do professorado é determinante
em sua profissão e impede a manipulação dos educadores
em favor de interesses conservadores, que pregam a manu-
tenção de regimes de desigualdade. Daí a importância de o
professor se reconhecer enquanto cidadão e, então, estar
ciente de sua responsabilidade social. Nesse sentido, Fer-
nandes assevera que, muitas vezes,