1892
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
alienar as massas, que passam a tratar qualquer situação a
sua volta com naturalidade, e, pode-se dizer, ignorância, por
não ter seu senso crítico desenvolvido.
Neste molde educacional, a escola não é capaz de
promover mudanças expressivas, se limitando a concepções
antigas e obsoletas. Esta se caracteriza como tradicional por
que suas ações não se voltam ao atendimento das deman-
das da população que atende. Perante este contexto, a edu-
cação “não pode funcionar como um fator de mudança e
de inovação, porque ela própria está organizada para ser
um foco de estabilidade social e de retenção do passado no
presente”. (FERNANDES, 1966, p.81).
Nessa ótica, pode-se compreender a capacidade da
escola enquanto disseminadora de determinados ideais.
Sobre isso, Freire e Fernandes salientaram com clareza, em
seus estudos, que existe um elo profundamente acentuado
entre política e educação. Neste caso, não se trata da po-
lítica relacionada a partidos políticos – a partidária - mas
das intencionalidades que permeiam as ações e decisões
tomadas na escola. Assim, “(...) a escola tanto pode ser um
fator de progresso como um instrumento de opressão.
Tudo depende do uso que a sociedade fizer dela, como
instituição social e como fôrça cultural.” (FERNANDES, 1966,
p. 612).
Tais condições pressupõem que a instituição educati-
va não é neutra. Isto quer dizer que mesmo na tomada de
decisão ou mesmo na isenção/omissão desta, quando diz
não tomar nenhum
lado
para si, mesmo assim, mostra ex-
pressivamente sua intenção e suas concepções de homem,
educação, sociedade e mundo. Sendo assim, toda e qual-
quer escolha da escola explicita seus objetivos e prioridades.
No plano do discurso, esta consideração também é válida.
Segundo Freire,
o discurso sobre o enunciado que, ao desvelá-la,
destrinça ou esmiúça a sua significação mais íntima,
expressa ou explícita a compreensão do mundo, a
opção política, a posição pedagógica, a inteligência
da vida na cidade, o sonho em torno desta vida,