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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1895

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir deste estudo, podemos destacar aspectos

comuns nas obras de Florestan Fernandes e Paulo Freire, o

que, por sua vez, nos permitiu reconhecer o legado produ-

zido por estes dois importantes intelectuais na perspectiva

do campo popular. Ambos, cada um com seu viés, seja filo-

sófico ou sociológico; cada qual com sua linguagem, seja ela

mais poética ou técnico-política, deixam marcas contunden-

tes e esperançosas para quem sonha construir uma socieda-

de mais democrática e menos desigual. Ambos acreditavam

que a educação escolar é uma mediação potencializadora

no desenvolvimento de resistência aos interesses domina-

dores do grande capital, como também para solidificar os

objetivos de transformação social que contemplam os so-

nhos de uma vida melhor para todos.

Como já mencionado nas obras florestanianas e frei-

reanas, se reconhece a presença da política nas ações huma-

nas/educativas e a importância do posicionamento diante

do mundo. Por isso, compreendendo que todo o conceito é

revestido/resultado de determinadas convicções, justifica-se

o processo de explicitação das intencionalidades que orien-

tam o pensamento e obra destes dois autores.

As ideias de transformação defendidas por estes inte-

lectuais não são produtos de meras considerações teóricas

e técnicas sobre como poderia se efetivar a mudança. Se nos

reportarmos a biografia de ambos, pode-se observar que

seus ideais estão relacionados a vivências, práticas de vida,

nas quais Fernandes e Freire se empenharam em ações, na

busca de igualdade, libertação, emancipação, na defesa da-

queles que historicamente ficaram a margem das grandes

decisões.

As leituras de Freire e Fernandes contribuem para a

compreensão de dilemas, desafios e possibilidades da edu-

cação brasileira. Sendo assim, inspiram a reflexão acerca

de mudanças de postura, que envolvam ações inovadoras,

sempre respaldadas em conhecimentos históricos. São dis-

cussões pertinentes, em especial, na formação inicial de pro-