XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1895
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir deste estudo, podemos destacar aspectos
comuns nas obras de Florestan Fernandes e Paulo Freire, o
que, por sua vez, nos permitiu reconhecer o legado produ-
zido por estes dois importantes intelectuais na perspectiva
do campo popular. Ambos, cada um com seu viés, seja filo-
sófico ou sociológico; cada qual com sua linguagem, seja ela
mais poética ou técnico-política, deixam marcas contunden-
tes e esperançosas para quem sonha construir uma socieda-
de mais democrática e menos desigual. Ambos acreditavam
que a educação escolar é uma mediação potencializadora
no desenvolvimento de resistência aos interesses domina-
dores do grande capital, como também para solidificar os
objetivos de transformação social que contemplam os so-
nhos de uma vida melhor para todos.
Como já mencionado nas obras florestanianas e frei-
reanas, se reconhece a presença da política nas ações huma-
nas/educativas e a importância do posicionamento diante
do mundo. Por isso, compreendendo que todo o conceito é
revestido/resultado de determinadas convicções, justifica-se
o processo de explicitação das intencionalidades que orien-
tam o pensamento e obra destes dois autores.
As ideias de transformação defendidas por estes inte-
lectuais não são produtos de meras considerações teóricas
e técnicas sobre como poderia se efetivar a mudança. Se nos
reportarmos a biografia de ambos, pode-se observar que
seus ideais estão relacionados a vivências, práticas de vida,
nas quais Fernandes e Freire se empenharam em ações, na
busca de igualdade, libertação, emancipação, na defesa da-
queles que historicamente ficaram a margem das grandes
decisões.
As leituras de Freire e Fernandes contribuem para a
compreensão de dilemas, desafios e possibilidades da edu-
cação brasileira. Sendo assim, inspiram a reflexão acerca
de mudanças de postura, que envolvam ações inovadoras,
sempre respaldadas em conhecimentos históricos. São dis-
cussões pertinentes, em especial, na formação inicial de pro-