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1894

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O cidadão está num lado, o educador está em ou-

tro. Entretanto, o principal elemento na condição

humana é o cidadão. Se o professor não tiver em si

a figura forte do cidadão, acaba se tornando instru-

mental para qualquer manipulação, seja ela demo-

crática ou totalitária. (1989, p. 163)

Por fim, cabe ressaltar que os autores em questão

acreditam que os dilemas educacionais podem ser supe-

rados. Freire afirma que a esperança deve fazer parte das

lutas pela transformação e, nesse caminho, Fernandes dei-

xa claro o papel da sociedade na valorização e utilização

da educação para o desenvolvimento em todas as esferas.

Segundo ele,

Se uma coletividade não sabe senão tirar proveito

das potencialidades mínimas da educação escola-

rizada, esta só lhe pode ser útil de maneira muito

limitada; se, ao contrário, uma coletividade perce-

be, plenamente, qual é o alcance da educação es-

colarizada para formar, consolidar e difundir certo

horizonte cultural encarado socialmente como de-

sejável e valioso, ela também será capaz de perce-

ber o que se deve fazer para ajustar as escolas, nos

diversos níveis de ensino, a tal missão. (FERNAN-

DES, 1966, p.96).

Os autores reiteram que, se a educação não pode

tudo, ela tem papel essencial na busca e potencialização da

transformação e, cabe aos cidadãos perceber e utilizar essa

força em prol de anseios coletivos.

A tomada de consciência do sujeito frente aos me-

canismos sociais, o trabalho do educador enquanto media-

dor comprometido com seu papel de cidadão, a luta pela

democracia e a resistência frente ao sistema dominante, se

configuram como alguns eixos importantes no pensamento

destes autores. A visão crítica dos dois frente aos dilemas

educacionais apontam para uma perspectiva de escola de-

mocrática, pautada na igualdade de condições, no diálogo

entre os sujeitos em busca do rompimento das amarras his-

tóricas da opressão.