1894
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O cidadão está num lado, o educador está em ou-
tro. Entretanto, o principal elemento na condição
humana é o cidadão. Se o professor não tiver em si
a figura forte do cidadão, acaba se tornando instru-
mental para qualquer manipulação, seja ela demo-
crática ou totalitária. (1989, p. 163)
Por fim, cabe ressaltar que os autores em questão
acreditam que os dilemas educacionais podem ser supe-
rados. Freire afirma que a esperança deve fazer parte das
lutas pela transformação e, nesse caminho, Fernandes dei-
xa claro o papel da sociedade na valorização e utilização
da educação para o desenvolvimento em todas as esferas.
Segundo ele,
Se uma coletividade não sabe senão tirar proveito
das potencialidades mínimas da educação escola-
rizada, esta só lhe pode ser útil de maneira muito
limitada; se, ao contrário, uma coletividade perce-
be, plenamente, qual é o alcance da educação es-
colarizada para formar, consolidar e difundir certo
horizonte cultural encarado socialmente como de-
sejável e valioso, ela também será capaz de perce-
ber o que se deve fazer para ajustar as escolas, nos
diversos níveis de ensino, a tal missão. (FERNAN-
DES, 1966, p.96).
Os autores reiteram que, se a educação não pode
tudo, ela tem papel essencial na busca e potencialização da
transformação e, cabe aos cidadãos perceber e utilizar essa
força em prol de anseios coletivos.
A tomada de consciência do sujeito frente aos me-
canismos sociais, o trabalho do educador enquanto media-
dor comprometido com seu papel de cidadão, a luta pela
democracia e a resistência frente ao sistema dominante, se
configuram como alguns eixos importantes no pensamento
destes autores. A visão crítica dos dois frente aos dilemas
educacionais apontam para uma perspectiva de escola de-
mocrática, pautada na igualdade de condições, no diálogo
entre os sujeitos em busca do rompimento das amarras his-
tóricas da opressão.