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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1889

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

do proletariado. Paulo Freire classificava estes grupos entre

opressores

e

oprimidos

e, nesse contexto, salienta que rom-

per as amarras da opressão só será possível pelo próprio

sujeito oprimido, o que requer uma tomada de consciência,

Dai, a necessidade que se impõe de superar a si-

tuação opressora. Isto implica no reconhecimento

crítico, na “razão” desta situação, para que, através

de uma ação transformadora que incida sobre ela,

se instaure uma outra, que possibilite aquela busca

do ser mais. (FREIRE, 1987, p.18).

Para Fernandes, esta relação entre dominadores e

dominados repercute direta e intensamente na educação,

na desigualdade de oportunidades. Ou seja, mesmo com

as garantias legais de universalidade e gratuidade da edu-

cação previstas na Constituição do Brasil, esta não chega

a contemplar as demandas das classes populares, uma vez

que seus objetivos/intencionalidades e ações são voltados

para os interesses dos detentores do poder. Nesse intui-

to, em “Educação e Sociedade no Brasil”, um de seus livros

mais relevantes, o sociólogo destaca dois tipos de educação

praticadas no Brasil: “ora, uma coisa é educação de elites e

para elites; outra, bem diversa, é a educação do povo para o

povo”. (1966, p.349). Em sua obra encontramos uma defesa

explicita em favor da democratização da educação. Suas po-

sições estão enraizadas em convicções fundamentadas na

igualdade, fraternidade e solidariedade.

[...] a democratização do ensino traduz uma nova

avaliação social do homem, da natureza da edu-

cação e de sua importância para a sociedade. Na

base do processo se acha uma ordem social que se

inspira na crença da igualdade social e se funda (ou

deve fundar-se) em mecanismo igualitário de uma

organização do poder. (1966, p.124).

A educação para o povo é defendida por Freire e Flo-

restan como um ideal que favorece as classes menos favo-

recidas. Assim sendo, sob a égide de ideais democráticos,

igualitários e emancipatórios, este tipo de educação pode/