XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
PASTORAIS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
POPULAR: APROXIMAÇÕES DA EPISTEMOLOGIA
FREIREANA COM A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Rocheli Koralewski
1
Palavras-chave:
Educação Popular. Paulo Freire. Teologia da
Libertação. Pastorais Sociais.
COMPREENDENDO AS APROXIMAÇÕES
Ao iniciar suas palavras no prefácio do livro
Pedago-
gia do Oprimido
, o professor Ernani Maria Fiori afirma “Paulo
Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa
ideias, pensa a existência” (2011, p.05), dialogando com ele,
este trabalho se propõe a analisar a importância das ações
das pastorais sociais da Igreja Católica à conscientização dos
sujeitos. Diante disso, o ponto de partida é a análise das apro-
ximações da epistemologia de Paulo Freire com os processos
de educação popular que ocorrem dentro das pastorais so-
ciais, como, por exemplo, na Pastoral da Juventude (PJ).
A partir das mudanças concebidas com o Concílio Vati-
cano II há o surgimento da Teologia da Libertação (TL)
2
, com
início, especialmente, baseada na América do Sul. Essa teo-
logia se propõe a refletir as situações de pobreza e opressão
à luz do evangelho, entendendo-as como efeitos das estru-
turas econômicas e das injustiças sociais; e, por meio das
pastorais sociais, educar o povo à libertação.
1
Acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Fe-
deral da Fronteira Sul –
Campus
Erechim, bolsista no Grupo Práxis – PET Cone-
xões de Saberes – UFFS/
Campus
Erechim, FNDE,
rochelii_k@hotmail.com2
“O movimento desenvolveu-se no Brasil e na América Latina logo após o
Concílio Vaticano II que ocorreu em meados da década de 1960. A Teologia
da Libertação surgiu como teoria através do trabalho de teólogos progres-
sistas da Igreja Católica que sentiam a necessidade de ordenar o processo
de conscientização e organização política nascida da prática dos movi-
mentos religiosos de leigos, das intervenções pastorais de base popular e
das comunidades eclesiais de base, as CEBs”. (SILVA, 2007, p. 8).