1054
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Essa educação à libertação acontece por meio de um
método que fundamentou a Ação Católica chamado de ver-
-julgar-agir. Dessa maneira, ela não ocorre apenas por inter-
médio da teoria e em espaços formais, ela é uma educação
não formal e, por ser praticada por indivíduos das classes
populares é compreendida como popular, porque vem do
povo.
A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA AÇÃO DAS PASTORAIS
SOCIAIS
Ao compreender a educação como um ato eminente-
mente político é fundamental sustentar uma prática que se
direcione à libertação. Para isso, faz-se necessária a cons-
cientização do indivíduo de seu local de opressão para que,
enquanto oprimido, consiga perceber sua condição e se
libertar. A Igreja Católica, das Conferências de Medellín e
Puebla, passou a enxergar as situações concretas de margi-
nalização, opressão e pobreza na qual vivem inúmeras pes-
soas na América Latina. Assim, definiu sua identidade lati-
no-americana e assumiu o compromisso de ser uma Igreja
profética, das/os pobres e libertadora.
A partir desses documentos, nasce uma Igreja que
opta pelos pobres – na sua pobreza concreta - e se baseia
na TL. Leonardo Boff, um dos grandes nomes da TL, afirma
que a partir do engajamento político da Igreja e da opção
preferencial pelos pobres, é possível aproximar a teoria –
nesse caso, o evangelho – da prática – realidade em que as
cristãs e cristãos se encontram
3
. Sendo assim, ele afirma que
“o sujeito histórico desta libertação seria o povo oprimido
que deve elaborar a consciência de sua situação de opri-
midos, organizar-se e articular práticas que intencionem e
apontem para um sociedade alternativa menos dependente
3
Para se aprofundar mais nessa questão, pode-se visitar o trabalho de Ja-
queline Leandro Ferreira apresentado no II CONEDU. FERREIRA, L. J.
Paulo
Freire e a Teologia da Libertação: uma prática libertadora.
Disponível
em:
http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABA LHO_EV045_MD1_SA2_ID4333_10082015142823.pdf.Acesso em: 26 abr.
2018.