XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1049
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Figura 1 - Participa de instrumentos do sistema de participação na cidade
Fonte:
Pesquisa de Participação Orçamento Participativo
de Canoas – RS / Instituto XXI Canoas
Na visão freiriana a democracia é algo maior do que
apenas a formar de gerir a coisa pública. Nesta perspecti-
va, a democracia é um modo de vida em que as mulheres
e homens são sujeitos históricos e que devem estar envol-
vidos nos processos formadores de suas próprias histórias.
A participação ocupa um papel central nesse modo de se
relacionar com o mundo. As políticas participativas em seu
princípio se propõem a romper com a lógica do não envol-
vimento da população com a coisa pública, porém experiên-
cias como a de Canoas apontam que ainda muito se tem a
avançar para que isso de fato aconteça.
De acordo com Streck, Pitano e Moretti (2017), pode-se
identificar no OP traços de uma pedagogia da participação,
pois os espaços de participação direta (assembleias e audiên-
cias) proporcionam as pessoas passarem a
dizer sua palavra
.
No Sistema de Participação Popular e Cidadã de Canoas não é
diferente, são inúmeras as situações que movimentos sociais,
lideranças comunitárias e participantes ocupam o lugar de
fala para apresentar e defender suas demandas, assim como