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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Figura 1 - Participa de instrumentos do sistema de participação na cidade

Fonte:

Pesquisa de Participação Orçamento Participativo

de Canoas – RS / Instituto XXI Canoas

Na visão freiriana a democracia é algo maior do que

apenas a formar de gerir a coisa pública. Nesta perspecti-

va, a democracia é um modo de vida em que as mulheres

e homens são sujeitos históricos e que devem estar envol-

vidos nos processos formadores de suas próprias histórias.

A participação ocupa um papel central nesse modo de se

relacionar com o mundo. As políticas participativas em seu

princípio se propõem a romper com a lógica do não envol-

vimento da população com a coisa pública, porém experiên-

cias como a de Canoas apontam que ainda muito se tem a

avançar para que isso de fato aconteça.

De acordo com Streck, Pitano e Moretti (2017), pode-se

identificar no OP traços de uma pedagogia da participação,

pois os espaços de participação direta (assembleias e audiên-

cias) proporcionam as pessoas passarem a

dizer sua palavra

.

No Sistema de Participação Popular e Cidadã de Canoas não é

diferente, são inúmeras as situações que movimentos sociais,

lideranças comunitárias e participantes ocupam o lugar de

fala para apresentar e defender suas demandas, assim como