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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

para cobrar da gestão soluções e exercer o controle social.

Nesses momentos estes sujeitos apropriam-se também sobre

o funcionamento da burocracia estatal.

Para Freire (2013) a participação é cultura e é através

desta que os sujeitos problematizam a partir de uma não

acomodação a partir de situações limites. É através da parti-

cipação ativa que homens e mulheres fazem história em um

processo pedagógico, visto que a educação libertadora é

um processo de não adaptação ao mundo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um dos principais achados da investigação é de que a

participação popular colabora para a formação de uma cida-

dania ativa e o OP contribui para as cidades de tornem cada

vez mais cidades educadoras. (FREIRE, 2015). Assim, possibi-

litando uma radicalização da democracia. Porém, ainda exis-

tem desafios a serem superados como o próprio uso das

ferramentas participativas para mera disputa eleitoral e não

como uma política que tenha como princípio um processo

pedagógico que vise uma construção da base.

A análise dos materiais utilizados nessa pesquisa, a

partir do método e metodologias de pesquisa adotados,

contribuiu para compreender que as políticas participativas

buscam a diminuição da distância entre o falar e ser ouvido.

Esse é um processo conflituoso e educativo de não aceita-

ção e adaptação das cidadãs e dos cidadãos a uma lógica

já estabelecida. Na verdade, é a busca de outra lógica de

organização social.

Porém como aponta Streck, Pitano e Moretti (2017), as

políticas participativas no seu princípio tinham uma maior

proximidade com o ideário de Freire, com as suas concre-

tizações o que se nota é com a institucionalidade a busca

por uma democratização do poder tende a se acomodar e

os debates ficarem centrados nas questões mais imediatas

da população.

O OP é fruto de uma grande mobilização e luta dos

movimentos sociais pelo direito de participar que debatia