1050
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
para cobrar da gestão soluções e exercer o controle social.
Nesses momentos estes sujeitos apropriam-se também sobre
o funcionamento da burocracia estatal.
Para Freire (2013) a participação é cultura e é através
desta que os sujeitos problematizam a partir de uma não
acomodação a partir de situações limites. É através da parti-
cipação ativa que homens e mulheres fazem história em um
processo pedagógico, visto que a educação libertadora é
um processo de não adaptação ao mundo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um dos principais achados da investigação é de que a
participação popular colabora para a formação de uma cida-
dania ativa e o OP contribui para as cidades de tornem cada
vez mais cidades educadoras. (FREIRE, 2015). Assim, possibi-
litando uma radicalização da democracia. Porém, ainda exis-
tem desafios a serem superados como o próprio uso das
ferramentas participativas para mera disputa eleitoral e não
como uma política que tenha como princípio um processo
pedagógico que vise uma construção da base.
A análise dos materiais utilizados nessa pesquisa, a
partir do método e metodologias de pesquisa adotados,
contribuiu para compreender que as políticas participativas
buscam a diminuição da distância entre o falar e ser ouvido.
Esse é um processo conflituoso e educativo de não aceita-
ção e adaptação das cidadãs e dos cidadãos a uma lógica
já estabelecida. Na verdade, é a busca de outra lógica de
organização social.
Porém como aponta Streck, Pitano e Moretti (2017), as
políticas participativas no seu princípio tinham uma maior
proximidade com o ideário de Freire, com as suas concre-
tizações o que se nota é com a institucionalidade a busca
por uma democratização do poder tende a se acomodar e
os debates ficarem centrados nas questões mais imediatas
da população.
O OP é fruto de uma grande mobilização e luta dos
movimentos sociais pelo direito de participar que debatia