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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

em grupos para dialogar, integrar-se, participar e se cons-

cientizar há a presença de um tipo de educação proposta

por Freire, chamada de educação popular.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pensar uma Igreja práxis, que possui uma relação

dialética entre realidade e Evangelho incomoda, visto que,

na maioria dos casos as pessoas (clero ou leigas/os) que se

propõe a isso são extremamente criticadas interna e exter-

namente. Pode-se perceber nesse breve resumo que os mo-

vimentos sociais católicos desencadeados a partir dos do-

cumentos citados se colocam como possibilidade de ação

transformadora da realidade social desigual e injusta na

qual se encontram inúmeros seres humanos.

As pastorais sociais, depois de Medellín, dedicam-se a

mediar o processo de conscientização dos indivíduos para

que elas/eles desenvolvam um senso crítico e compreen-

dam a posição de opressão, principalmente de classe, na

qual estão inseridas/os.

Além do mais, é possível perceber aproximações da

Epistemologia Freireana com a TL, possivelmente por possuí-

rem bases marxistas de análise e compreensão da realidade.

Em suma, as afirmações defendidas por Freire são pratica-

das pelas pastorais sociais da Igreja Católica, promovendo a

vez, voz e lugar às pessoas que se encontram em situação de

opressão, educando o povo a partir do seu conhecimento, ou

seja, de modo popular; e mediando um processo à libertação.

REFERÊNCIAS

BOFF, Leonardo.

Igreja: carisma e poder

. 3ª edição. Editora

Vozes: Petrópolis, 1982.

FERREIRA, L. J.

Paulo Freire e a Teologia da Libertação:

uma prática libertadora

. Disponível em:

http://www. editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRA BALHO_EV045_MD1_SA2_ID4333_10082015142823. pdf.

Acesso em: 27 mar. 2018.