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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
em grupos para dialogar, integrar-se, participar e se cons-
cientizar há a presença de um tipo de educação proposta
por Freire, chamada de educação popular.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pensar uma Igreja práxis, que possui uma relação
dialética entre realidade e Evangelho incomoda, visto que,
na maioria dos casos as pessoas (clero ou leigas/os) que se
propõe a isso são extremamente criticadas interna e exter-
namente. Pode-se perceber nesse breve resumo que os mo-
vimentos sociais católicos desencadeados a partir dos do-
cumentos citados se colocam como possibilidade de ação
transformadora da realidade social desigual e injusta na
qual se encontram inúmeros seres humanos.
As pastorais sociais, depois de Medellín, dedicam-se a
mediar o processo de conscientização dos indivíduos para
que elas/eles desenvolvam um senso crítico e compreen-
dam a posição de opressão, principalmente de classe, na
qual estão inseridas/os.
Além do mais, é possível perceber aproximações da
Epistemologia Freireana com a TL, possivelmente por possuí-
rem bases marxistas de análise e compreensão da realidade.
Em suma, as afirmações defendidas por Freire são pratica-
das pelas pastorais sociais da Igreja Católica, promovendo a
vez, voz e lugar às pessoas que se encontram em situação de
opressão, educando o povo a partir do seu conhecimento, ou
seja, de modo popular; e mediando um processo à libertação.
REFERÊNCIAS
BOFF, Leonardo.
Igreja: carisma e poder
. 3ª edição. Editora
Vozes: Petrópolis, 1982.
FERREIRA, L. J.
Paulo Freire e a Teologia da Libertação:
uma prática libertadora
. Disponível em:
http://www. editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRA BALHO_EV045_MD1_SA2_ID4333_10082015142823. pdf.Acesso em: 27 mar. 2018.