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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

PAULO FREIRE ANTI-METAFÍSICO:

EXOTÉRICO E ESOTÉRICO

Sérgio Ricardo Silva Gacki

1

Patricia Rosi Prohmann

2

A educação é um acontecer junto(s)! Educação é plural,

necessariamente, como nos ensina o Professor Silvio Gallo,

“um empreendimento coletivo”. Para educar precisamos ao

menos duas pessoas, fundamentalmente necessitamos do

encontro de subjetividades. Gallo usa Espinosa lembrando,

“há os bons encontros, que aumentam minha potência de

pensar e agir” – o que o filósofo chama de alegria – “e há

os maus encontros”, que diminuem minha potência de pen-

sar e agir – o que ele chama de tristeza. A educação pode

promover encontros alegres e encontros tristes, mas sempre

encontros.

Por esta razão, justifica o filósofo, o tema do outro é

um dos grandes problemas a serem pensados pela educa-

ção. Porém para responder a pergunta sobre a alteridade

na educação, para saber se de fato estamos falando no ou-

tro e na possibilidade de encontros, ou se estamos falando

do mesmo, e sempre da redução ao mesmo, portanto sem

qualquer possibilidade de encontro, busco um caminho di-

ferente quando trago Paulo Freire para o debate.

Minha reflexão propõe pensar Paulo Freire fora da

“zona metafísica”. Sem apelos a sínteses fantásticas com so-

fisticações retóricas referentes a um suposto salvacionismo

conscientizador. Sigo a linha de pensar um Freire liberto das

amarras e armadilhas da metafísica. Dialogando com a nova

reflexão platônica, proponho um Freire exotérico e um Freire

esotérico, onde podemos pensar “fora da caixa” imediatista

da metafísica. Educação popular e diálogo estão amarrados

como “projeto” e “modo de ser” da possibilidade de um vir-

1

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

2

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSM.