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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

como tão pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens

se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo (FREI-

RE, 1983, p. 79).

A atualidade de seus pensamentos, Paulo nos faz re-

pensar contextos reveladores de uma crise na qual o capi-

talismo alcança dimensões de uma crise civilizatória.; o ter-

rorismo é apresentado como uma ameaça maior do que a

fome e a miséria; a especulação e o consumo prevalecem

sobre a produção de bens; que difunde a ideia de que a

política é atividade profissional, burocrática, a ser evitada

pelo cidadão comum, exceto no período eleitoral; muitos

partidos progressistas ao chegarem ao governo, preocupa-

dos em manter tais estruturas de poder, se conformam com

os procedimentos da legalidade burguesa, priorizam a dis-

tribuição de cargos e participam de esquemas habituais de

corrupção.

São tantas as provocações que nos remetem para uma

atitude crítica diante da sociedade por vezes refém em uma

consciência ingênua, que aceita comportamentos massifica-

dos, demonstrando fragilidade nas discussões dos proble-

mas ou sendo polêmica sem pretensão de esclarecimento.

Beber das suas ideias é não apenas estarmos no mundo,

mas com o mundo e também pelo mundo; da mesma for-

ma, que somos seres condicionados e não determinados e

que, portanto, nossa possibilidade de transformar a realida-

de que nos oprime e nos explora é a mesma possibilidade

dialética que rege a história da humanidade e que nos per-

mite produzir novas formas de viver em sociedade. Tão cara

é sua fala quando afirma nas Cartas a Cristina (1994) que [...]

a pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da

história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-

-se, organiza-se para mudar o mundo.

Ancorado na teoria freireana e provocado pela expe-

riência de Angicos o Programa Florescer propõe uma edu-

cação humanista, voltada a (re)pensar cada ação transfor-

madora da condição social, partindo da situação histórica,

as estruturas sociais, a vida política, a vida econômica, as