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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Essa carta vai ao encontro do chamamento, das con-

tramarchas do povo organizado que vem pautando há al-

gum tempo e que nós aqui reforçamos: por uma realidade

que nos contemple! Por um mundo que nos represente! Por

uma universidade que acolha as gentes! E nossa proposta

para ti Universidade é que, para esse propósito de transfor-

mação radical de suas estruturas pseudo superiores, que se

fomente, germine e valorize as abordagens (des)coloniais fe-

ministas, freireanas, populares!

Teus modos pseudo-superiores nos provoca a falar nes-

te XX Fórum de Estudos e Leituras Paulo Freire desde muitos

dos eixos: formação de professores(as); diálogo comoutros(as)

autores(as); práticas educativas na educação básica, entre ou-

tras. Todas chamam atenção para rever os modos, tempos e

espaços do aprender e ensinar. Contudo, optamos falar conti-

go sobre a contribuição de Freire na Educação Popular, sem-

pre com o horizonte de dialogar com as outras perspectivas,

especialmente os Movimentos Sociais Populares.

Como militante do Movimento de Mulheres, mas tam-

bém militante intelectual recém sobrevivente de ti no Dou-

torado em Educação, penso que esta temática nos toca de

modo particular, afinal foi deste lugar (ponto de partida e

de chegada) que me senti provocada a entrar (e permanecer

na luta por humanizar-te) em sua lógica produtivista, elitista,

branca, rica, bela e recatada. É desta relação que quero falar,

com base em Freire, para que, de um modo firme, mas afeti-

vo, possamos nos entender em nossas diferenças.

Conviver contigo sendo de um lugar e grupo social,

político e econômico marginalizado, de uma condição mo-

ral e intelectual silenciada por uma história oficial machis-

ta e classista, não foi um processo fácil, mas foi contradi-

toriamente libertador. Viver a coexistência entre os saberes

populares, da experiência com os conhecimentos ditos “su-

periores” é uma aprendizagem deveras insurgente. As expe-

riências na militância foi um conteúdo básico determinante

que, unido às (re)leituras de Freire em diálogo com outras/os

educadoras/es (des)coloniais de Nossa América e algumas