XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1073
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR POVO
NOVO: A BUSCA DA EMANCIPAÇÃO SOCIAL
Adriana Silveira Coronel
1
Vilmar Alves Pereira
2
CARTA PEDAGÓGICA
O atual contexto social e político, tem instigado às
práticas de educação, que necessariamente visam imple-
mentar processos de ensino e aprendizagem que ocorram
além da escola (em especial nos projetos socioeducativos e
nos projetos que resultam de políticas públicas). Em substi-
tuição à figura tradicional do professor, encontra-se nestes
projetos, a presença de um mediador estagiário ou volun-
tário – o “educador”. Neste viés, -se um olhar para o mun-
do enquanto processo em construção, onde permite-se que
relações se estabeleçam de forma dialógica em um âmbito
de compartilhamento dos saberes em condições de amor,
humildade, esperança e fé sugeridas por Paulo Freire. Res-
saltando estas condições através das seguintes palavras:
É neste sentido também que a dialogicidade ver-
dadeira, em que os sujeitos dialógicos aprendem
e crescem na diferença, sobretudo, no respeito a
ela, é a forma de estar sendo coerente exigida por
seres que, inacabados, assumindo-se como tais, se
tornam radicalmente éticos. (FREIRE, 1996, p.67)
Nesta conjuntura, através do perfil freiriano de vivên-
cias e trajetórias, vale ressaltar que o Programa de Auxílio ao
Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS do Povo
Novo é situado no 3º distrito de Rio Grande, bem como foi
composto por um grupo de graduandos e graduados, resi-
1
Graduanda de Pedagogia, bolsista Programa Extensão Universitária -
ProExt, coordenadora do Pré-universitário Popular Povo Novo, E-mail:
adrianacoronel@hotmail.com.2
Professor Doutor, em Educação, coordenador do Programa de apoio e
incentivo aos estudantes do ensino técnico e superior – PAIETS, E-mail:
vilmar1972@gmail.com.