1074
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dentes e domiciliados neste território. Fundado no século
XVIII tem sua origem portuguesa e possui aproximadamen-
te oito (8) mil habitantes, além da economia que baseada na
agricultura, contribui de forma significativa para a expansão
da indústria e o comércio.
Porém a distância geográfica do distrito central des-
favorece esta região que acaba não sendo visibilizada pelas
políticas que fomentam aspectos relevantes na emancipa-
ção social dos sujeitos no município. Nesta conjuntura os
moradores desta região são constantemente e/ou direta-
mente afetados em todos os setores, haja visto a distância
da cidade do Rio Grande, bem como a proximidade do mu-
nicípio de Pelotas.
Neste sentido, aproveitamos a oportunidade deste
Fórum, para destacar a importância dos Cursos Pré-uni-
versitários Populares e da própria extensão universitária na
vida dos sujeitos. Além do mais, trata-se de um instrumento
de trabalho aos educadores, que tem a possibilidade de vi-
venciar práticas educativas voltadas a emancipação social,
fundamentada na Educação Popular na busca da construção
coletiva do conhecimento e do fortalecimento dos proces-
sos de ensino e aprendizagem. Na área da educação, por
exemplo; sabe-se que se tratando da escolaridade dos sujei-
tos deste território rural, em sua grande maioria, encerram
o ensino médio com muita dificuldade e não conseguem
ingressar no ensino superior, sem breve pré-universitário.
Vale ressaltar que o acesso ao ensino médio, chegou
ao Povo Novo no ano de 2004, haja visto que antes disso ele
era somente destinado as famílias que possuíam condição
financeira de custear o deslocamento de seus filhos, fragili-
zando então durante todo esse período anterior que a gran-
de maioria tivesse acesso a educação básica, distanciando
estes do ensino superior.
Acredita-se e/ou suponha-se que devido às circuns-
tâncias de vida, bem como a falta de incentivos de pré-uni-
versitários na localidade, os sujeitos sentem-se desmotiva-
dos a deslocar-se até a cidade para projetar preparar-se para