Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1074 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1074 / 2428 Next Page
Page Background

1074

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dentes e domiciliados neste território. Fundado no século

XVIII tem sua origem portuguesa e possui aproximadamen-

te oito (8) mil habitantes, além da economia que baseada na

agricultura, contribui de forma significativa para a expansão

da indústria e o comércio.

Porém a distância geográfica do distrito central des-

favorece esta região que acaba não sendo visibilizada pelas

políticas que fomentam aspectos relevantes na emancipa-

ção social dos sujeitos no município. Nesta conjuntura os

moradores desta região são constantemente e/ou direta-

mente afetados em todos os setores, haja visto a distância

da cidade do Rio Grande, bem como a proximidade do mu-

nicípio de Pelotas.

Neste sentido, aproveitamos a oportunidade deste

Fórum, para destacar a importância dos Cursos Pré-uni-

versitários Populares e da própria extensão universitária na

vida dos sujeitos. Além do mais, trata-se de um instrumento

de trabalho aos educadores, que tem a possibilidade de vi-

venciar práticas educativas voltadas a emancipação social,

fundamentada na Educação Popular na busca da construção

coletiva do conhecimento e do fortalecimento dos proces-

sos de ensino e aprendizagem. Na área da educação, por

exemplo; sabe-se que se tratando da escolaridade dos sujei-

tos deste território rural, em sua grande maioria, encerram

o ensino médio com muita dificuldade e não conseguem

ingressar no ensino superior, sem breve pré-universitário.

Vale ressaltar que o acesso ao ensino médio, chegou

ao Povo Novo no ano de 2004, haja visto que antes disso ele

era somente destinado as famílias que possuíam condição

financeira de custear o deslocamento de seus filhos, fragili-

zando então durante todo esse período anterior que a gran-

de maioria tivesse acesso a educação básica, distanciando

estes do ensino superior.

Acredita-se e/ou suponha-se que devido às circuns-

tâncias de vida, bem como a falta de incentivos de pré-uni-

versitários na localidade, os sujeitos sentem-se desmotiva-

dos a deslocar-se até a cidade para projetar preparar-se para