Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1076 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1076 / 2428 Next Page
Page Background

1076

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sempre está engajado nos movimentos da Pastoral da Ju-

ventude e assim como Freire, com a teologia da libertação.

Nesta perspectiva “quem ensina aprende ao ensinar, e

quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, p. 23), a

composição do quadro de educadores também se destaca

com diferencial, por serem todos remanescentes do Povo

Novo, o que caracteriza a importância para os educadores

no processo de educação participativa e dialógica.

Sabe-se que todos os aspectos acima citados são re-

levantes para formação e emancipação dos sujeitos, sendo

que é neste sentido que o pré-universitário Popular Povo

Novo se constituiu e mesmo incipiente, possui dezoito (18)

educandos e doze (12) educadores. Estes graduados são

distribuídos entre as áreas do conhecimento exigidas pelo

Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, bem como traba-

lham também questões de valorização da identidade social,

potencializando a vontade dos moradores em ingressar no

ensino superior, onde “há uma esperan

ça

, n

ã

o importa que

nem sempre audaz, nas esquinas das 1247 ruas, no corpo de

cada um e de cada uma de nós.” (1992:10).

Nesta análise, os educadores/educandos assumiram

uma pedagogia da esperança, bem como uma educação

como prática para a liberdade, visto que incompletos en-

contram-se todos em processo de construção e engajamen-

to nas políticas da educacionais que através da Educação

Popular são sinônimos de de luta e resistência.

Nesse sentido, buscamos estar presentes no XX Fó-

rum Paulo Freire, com intuito de fomentar e fortalecer este

Pré-universitário, que almeja vida longa, mas que para isto

precisa beber na fonte, vivencias e utopias através das

frentes teóricas e práticas que acreditamos encontrar nes-

te evento.

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia:

Saberes Neces-

sários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Esperan

ç

a:

um reencontro