1076
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sempre está engajado nos movimentos da Pastoral da Ju-
ventude e assim como Freire, com a teologia da libertação.
Nesta perspectiva “quem ensina aprende ao ensinar, e
quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, p. 23), a
composição do quadro de educadores também se destaca
com diferencial, por serem todos remanescentes do Povo
Novo, o que caracteriza a importância para os educadores
no processo de educação participativa e dialógica.
Sabe-se que todos os aspectos acima citados são re-
levantes para formação e emancipação dos sujeitos, sendo
que é neste sentido que o pré-universitário Popular Povo
Novo se constituiu e mesmo incipiente, possui dezoito (18)
educandos e doze (12) educadores. Estes graduados são
distribuídos entre as áreas do conhecimento exigidas pelo
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, bem como traba-
lham também questões de valorização da identidade social,
potencializando a vontade dos moradores em ingressar no
ensino superior, onde “há uma esperan
ça
, n
ã
o importa que
nem sempre audaz, nas esquinas das 1247 ruas, no corpo de
cada um e de cada uma de nós.” (1992:10).
Nesta análise, os educadores/educandos assumiram
uma pedagogia da esperança, bem como uma educação
como prática para a liberdade, visto que incompletos en-
contram-se todos em processo de construção e engajamen-
to nas políticas da educacionais que através da Educação
Popular são sinônimos de de luta e resistência.
Nesse sentido, buscamos estar presentes no XX Fó-
rum Paulo Freire, com intuito de fomentar e fortalecer este
Pré-universitário, que almeja vida longa, mas que para isto
precisa beber na fonte, vivencias e utopias através das
frentes teóricas e práticas que acreditamos encontrar nes-
te evento.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia:
Saberes Neces-
sários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Esperan
ç
a:
um reencontro