1082
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
busca compreender a realidade e enfrenta a realidade e as-
sim interfere na mesma de forma crítica e reflexiva, através
do diálogo, na busca da transformação social.
O vídeo
Andarilho da Utopia
mostra relatos, depoi-
mentos de amigos, familiares, escritores que falam sobre a
vida e a obra de Paulo Freire. Os relatos dão conta de que
Freire foi reconhecido mundialmente pela sua obra, tendo
recebido um prêmio em Washington em que leva o próprio
nome de Freire aos melhores educadores reconhecidos in-
ternacionalmente. Fala, ainda, da participação de Paulo Frei-
re na Secretaria de Educação de São Paulo e da criação do
MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos) durante o
governo de Luiza Erundina.
No vídeo
Paulo Freire Contemporâneo
, temos um docu-
mentário a respeito da vida e pensamento do notável educa-
dor brasileiro Paulo Freire. Através de relato histórico e depoi-
mentos temos neste material uma descrição de quem é Paulo
Freire, sua história de vida e sua principal obra:
Pedagogia do
Oprimido
. O documentário mostra o início da vida acadêmi-
ca de Freire e a opção pela Pedagogia e um novo método
de alfabetizar. O vídeo possui contribuições de pensadores
contemporâneos e companheiros como Moacir Gadotti que
é hoje um dos especialistas na obra de Freire, além de mos-
trar o funcionamento do Instituto Paulo Freire.
No vídeo acima o autor de
Pedagogia da libertação
afirma que não gostaria de ser lembrado apenas como cria-
dor de um novo método de alfabetização, mas de ter contri-
buído significativamente para um mundo com mais justiça
social. Os vídeos são muito significativos e devem ser objeto
de divulgação e estudo da pedagogia libertadora de Paulo
Freire.
A conscientização tão propagada por Freire, trata-se
de um compromisso histórico com os povos oprimidos e
nesse contexto encontramos os moradores das periferias
que fazem sua história como sujeitos da ação e que são
oprimidos pelas condições de vida a que são submetidos
na sociedade capitalista. Freire convida-nos à conscientiza-