XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
ção critica como compromisso histórico com os excluídos,
como um compromisso com o mundo e com o próprio ser
humano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com os escritos de Freire, a educação trans-
forma e é capaz de transformar os seres humanos na medi-
da em que os capacita a agirem conscientemente sobre a
realidade objetivada, idealizando o que se pretende atingir,
rompendo com as relações opressivas de produção, supe-
rando barreiras que impedem a humanização do humano.
A metodologia dialógica de Freire nos leva a desen-
volver o conhecimento no exercício da práxis, de forma que
distanciando-se do mundo para podemos admirá-lo. Nessa
concepção o ser humano deixa de estar numa posição in-
gênua e passa a produzir seu próprio mundo, fugindo ao
controle do opressor, fazendo com que as relações sociais
resultem em uma mudança estrutural da sociedade em que
estamos inseridos.
Assim, a importância da metodologia empregada na
Educação Popular, na perspectiva de conscientização de-
fendida por Freire, deve ter desenvolvido o suficiente para
penetrar na essência dos fenômenos materiais de maneira
permanente.
Dessa maneira, Freire salienta que as relações do seres
humanos se apresentam de maneiras diversas, sendo que
cada uma deve ser compreendida de uma forma própria e
respondida de maneira original. Não se pode responder a
todas com respostas padrão, pois isso é inexistente nas re-
lações humanas. As respostas correspondem aos desafios e,
cada resposta transforma o mundo e a nós mesmos, sempre
de maneiras diferentes.
Acreditamos que os objetivos deste trabalho que são
de analisar e compreender o pensamento de Freire e a apli-
cabilidade de sua pedagogia em uma proposta de projeto
de extensão serão atingidos ao propor cursos, oficinas, wor-
kshops e evento em forma de seminário de Educação.