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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tico Participativo (GANDIN, 1994), das orientações metodo-
lógicas da Pesquisa Participante (BRANDÃO, 1999, 2006), da
teoria da ação dialógica de Paulo Freire (1997) e do Planeja-
mento Estratégico Participativo (PEP) (SOUTO-MAIOR, 1995).
A aplicação da Metodologia PEPE aconteceu em redes e siste-
mas de ensino público de mais de vinte municípios do Sul do
Brasil ao longo dos últimos treze anos. Uma metodologia que
se definiu pelo “aprendizado em relação” entre os sujeitos
participantes, que não possuem um polo sabedor e outro ig-
norante, como afirmou Freire (1997), mas pessoas que desen-
volvem relações intersubjetivas e ensinam e aprendem para
que possam “pronunciar o mundo” e “aprender fazendo” a
gestão democrática da política educacional.
Para apresentar esta reação e resistência contra-he-
gemônica para o campo da política educacional, organizo
este texto em três momentos distintos e complementares.
Primeiro, apresento sentidos e significados das dessas rea-
ções no campo das políticas educacionais, evidenciando a
existência de experiências que precisam ser reafirmadas e
divulgadas como inspiradoras de avanços no processo e
institucionalização de procedimentos da democracia parti-
cipativa. Segundo, discuto possíveis riscos e perdas para a
EP em função da sua atuação “por dentro” da estrutura do
Estado na construção coletiva dos instrumentos de gestão
da política educacional em municípios brasileiros. Terceiro,
apresento os principais desafios surgidos no trabalho de
assessoria educacional com a implantação da Metodologia
PEPE nos municípios da Serra Catarinense.
REAÇÕES CONTRA-HEGEMÔNICAS
As reações contra-hegemônicas ao domínio do pen-
samento neoliberal estão diretamente identificadas com di-
ferentes iniciativas de base ou provocadas por organizações
e intelectuais vinculados ao campo popular, que procuraram
lutar contra os resultados sociais da globalização hegemô-
nica, abrindo espaços para a participação democrática e a
busca de alternativas às formas dominantes de desenvolvi-