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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

DESAFIOS PARA O TRABALHO DE EDUCAÇÃO POPULAR

O primeiro desafio aparece no conflito entre as deter-

minações da legislação nacional e municipal e as afirmações

das consideradas autoridades das redes e dos sistemas de

ensino (diretora, secretária de educação e prefeito munici-

pal). No limite entre o considerado “legal” e o “ilegal”, no

campo das políticas educacionais, havia uma tradição de in-

terpretação da autoridade como detentora de uma espécie

de “verdade absoluta”. Ou seja, se ela afirmasse que deter-

minada ideia ou interpretação de um texto legal era ade-

quada ou não, soava como algo a não ser mais questionado,

devendo ser aceita, obedecida ou até negada. A prática im-

perial nos obrigou a buscar uma forma de garantir o acesso

da comunidade escolar ao conhecimento legal e outras pos-

sibilidades de interpretação por meio de estratégias mul-

tiplicadoras com a formação de Equipe Técnica Municipal

(ETM) e a realização cursos e palestras, procurando, na me-

dida do possível, também disponibilizar textos acadêmicos

e endereços de

sites

de órgãos estatais, que poderiam ser

acessados para dar continuidade aos estudos e/ou obterem

quaisquer informações de cunho legal ou orientações do

próprio do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Como forma de tentar compreender melhor esse

conflito, que não poderia ser explicado, tão somente, em

função da postura autoritária e centralista das autoridades,

foi questionado aos profissionais da educação das escolas

municipais sobre o porquê do desconhecimento de certos

debates e de inúmeras leis que tratavam, principalmente,

da gestão da Educação Básica, das resoluções do CNE e da

própria organização e funcionamento das redes e sistemas

municipais de ensino. Segundo eles, não tiveram oportuni-

dade de estudar e aprofundar esses temas no processo de

formação acadêmica, pois seus cursos de graduação, for-

mação continuada e especialização deram maior ênfase à

perspectiva estritamente didático-pedagógica do processo

de trabalho escolar, sendo desconectada de debates políti-

cos mais profundos sobre o papel e a função da educação