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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
DESAFIOS PARA O TRABALHO DE EDUCAÇÃO POPULAR
O primeiro desafio aparece no conflito entre as deter-
minações da legislação nacional e municipal e as afirmações
das consideradas autoridades das redes e dos sistemas de
ensino (diretora, secretária de educação e prefeito munici-
pal). No limite entre o considerado “legal” e o “ilegal”, no
campo das políticas educacionais, havia uma tradição de in-
terpretação da autoridade como detentora de uma espécie
de “verdade absoluta”. Ou seja, se ela afirmasse que deter-
minada ideia ou interpretação de um texto legal era ade-
quada ou não, soava como algo a não ser mais questionado,
devendo ser aceita, obedecida ou até negada. A prática im-
perial nos obrigou a buscar uma forma de garantir o acesso
da comunidade escolar ao conhecimento legal e outras pos-
sibilidades de interpretação por meio de estratégias mul-
tiplicadoras com a formação de Equipe Técnica Municipal
(ETM) e a realização cursos e palestras, procurando, na me-
dida do possível, também disponibilizar textos acadêmicos
e endereços de
sites
de órgãos estatais, que poderiam ser
acessados para dar continuidade aos estudos e/ou obterem
quaisquer informações de cunho legal ou orientações do
próprio do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Como forma de tentar compreender melhor esse
conflito, que não poderia ser explicado, tão somente, em
função da postura autoritária e centralista das autoridades,
foi questionado aos profissionais da educação das escolas
municipais sobre o porquê do desconhecimento de certos
debates e de inúmeras leis que tratavam, principalmente,
da gestão da Educação Básica, das resoluções do CNE e da
própria organização e funcionamento das redes e sistemas
municipais de ensino. Segundo eles, não tiveram oportuni-
dade de estudar e aprofundar esses temas no processo de
formação acadêmica, pois seus cursos de graduação, for-
mação continuada e especialização deram maior ênfase à
perspectiva estritamente didático-pedagógica do processo
de trabalho escolar, sendo desconectada de debates políti-
cos mais profundos sobre o papel e a função da educação