XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1095
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
é possível afirmar a importância estratégica do aproveita-
mento da formalização da gestão democrática para o de-
senvolvimento de um trabalho formativo por meio da Me-
todologia PEPE, utilizando-se de estratégias gramscianas de
conspiração democrática para contribuir na concretização
de uma educação também democrática e na conquista do
consentimento ativo das comunidades escolares.
Com isso, reafirmo a ideia desenvolvida neste texto
que a conquista do direito dos educandos a uma educação
com qualidade social pode se efetivar com o aprendizado
dos valores democráticos pelos sujeitos sociais, enquanto
participantes de espaços públicos construídos a partir de
processos coletivos formativos de metodologias participa-
tivas, inspiradas nos princípios e nas orientações das ideias
do educador Paulo Freire.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A participação da pesquisa
no trabalho popular.
Repensando a pesquisa parti-
cipante.
Carlos Rodrigues Brandão (Org.). São Paulo:
Editora Brasiliense, 1999, p. 223-252.
______
. Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a partici-
pação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços
a partir da América Latina.
Pesquisa participante - o
saber da partilha
. Carlos Rodrigues Brandão e Dani-
le Streck (Orgs.). São Paulo: Ideias & Letras, 2006, p.
21-54.
BRASIL.
LDB:
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
[recurso eletrônico]: Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da edu-
cação nacional. 9. ed. Brasília: Câmara dos Deputa-
dos, Edições Câmara, 2014a. Disponível em: file:///C:/
Documents%20and%20Settings/User/Meus%20do
cumentos /Downloads/ldb_9ed.pdf. Acesso em: 23
ago. 2014.