Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1095 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1095 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1095

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

é possível afirmar a importância estratégica do aproveita-

mento da formalização da gestão democrática para o de-

senvolvimento de um trabalho formativo por meio da Me-

todologia PEPE, utilizando-se de estratégias gramscianas de

conspiração democrática para contribuir na concretização

de uma educação também democrática e na conquista do

consentimento ativo das comunidades escolares.

Com isso, reafirmo a ideia desenvolvida neste texto

que a conquista do direito dos educandos a uma educação

com qualidade social pode se efetivar com o aprendizado

dos valores democráticos pelos sujeitos sociais, enquanto

participantes de espaços públicos construídos a partir de

processos coletivos formativos de metodologias participa-

tivas, inspiradas nos princípios e nas orientações das ideias

do educador Paulo Freire.

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A participação da pesquisa

no trabalho popular.

Repensando a pesquisa parti-

cipante.

Carlos Rodrigues Brandão (Org.). São Paulo:

Editora Brasiliense, 1999, p. 223-252.

______

. Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a partici-

pação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços

a partir da América Latina.

Pesquisa participante - o

saber da partilha

. Carlos Rodrigues Brandão e Dani-

le Streck (Orgs.). São Paulo: Ideias & Letras, 2006, p.

21-54.

BRASIL.

LDB:

Lei de diretrizes e bases da educação nacional

[recurso eletrônico]: Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro

de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da edu-

cação nacional. 9. ed. Brasília: Câmara dos Deputa-

dos, Edições Câmara, 2014a. Disponível em: file:///C:/

Documents%20and%20Settings/User/Meus%20do

cumentos /Downloads/ldb_9ed.pdf. Acesso em: 23

ago. 2014.