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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

escolar, no atual contexto da globalização hegemônica e de

projetos políticos em disputa na América Latina.

O segundo desafio está relacionado com o desco-

nhecimento e a desvalorização dos conselhos de educação

existentes nos municípios, apesar do grande potencial deles

em influenciar os rumos da política educacional e efetivar

o controle social. As atribuições desses conselhos, previstas

em leis federais e municipais específicas, eram desconheci-

das pela quase totalidade da comunidade escolar e também

pelos setores e segmentos participantes dos trabalhos cole-

tivos. A constatação reafirmou a hipótese que a maioria dos

conselhos era prefeiturizados (controlados pela prefeitura)

ou inoperantes (não haviam reuniões e os membros assi-

navam somente as atas), o que nos fez buscar estratégias

para fortalecer esse canal de participação com atividades

formativas por meio de discussão da legislação educacional,

revisão da Lei de criação de conselhos com a ETM e os pro-

fessores dos sistemas municipais de ensino e a elaboração

pelos conselheiros do Plano de Trabalho do Conselho.

O terceiro desafio tem a ver com a relação entre as de-

mandas da comunidade em geral e os determinantes legais,

o que reforçou a ideia que o desconhecimento da lei justifi-

ca, em parte, o seu não cumprimento, como geralmente era

afirmado, mas que algumas demandas da população não

poderiam ser atendidas em função dos chamados impedi-

mentos legais, como também foi constatado na pesquisa

sobre o Orçamento Participativo (OP), na cidade de Porto

Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil (SANTOS, 2002).

Um dos grandes aprendizados desses desafios foi que

o desconhecimento e a não observância do texto legal vigen-

te deveriam ser o ponto de partida e chegada para o desen-

volvimento de atividades formativas que pudessem fortalecer

a organização e o empoderamento da sociedade, “abrindo”

espaços para o debate coletivo sobre as principais conquis-

tas consagradas na legislação de ensino do país e propondo

coletivamente alternativas viáveis do ponto de vista técnico,

econômico e político para a educação municipal.