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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

de que a conspiração democrática de inspiração gramsciana

pode aproveitar tais espaços para gerar proposições con-

tra-hegemônicas, tendo como principal objetivo contribuir

para a construção de um projeto democrático-participativo

para o país.

Em relação às conquistas, de uma forma geral, posso

assinalar o debate público sobre os limites e as possibilida-

des de incorporação de princípios e procedimentos da EP

no campo das políticas educacionais, que acabaram sendo

utilizados posteriormente ao trabalho de assessoria nos mu-

nicípios, destacando-se: a valorização do diálogo e das ex-

periências dos participantes enquanto um aprendizado em

relação, a discussão prévia das normas de trabalho coleti-

vo, a prática participativa de planejamento educacional e a

atuação colegiada na gestão educacional.

Uma conquista significativa do “aprendizado em re-

lação”, em especial para o trabalho com os municípios, fo-

ram as discussões a partir da explicitação pública de dúvidas

e questões sobre os direitos sociais e qualidade social dos

sistemas municipais de ensino pelos sujeitos participantes,

enquanto momentos-sínteses de reflexão sobre as possí-

veis contribuições da política educacional municipal para a

transformação social. Relacionado a esse processo formati-

vo coletivo, voltado para a constituição de sujeitos partici-

pativos, o movimento de ressignificação e refundamentação

da EP na América Latina tem reconhecido a importância em

atuar diretamente na educação formal escolarizada, criando

condições para que a participação realmente possa aconte-

cer, capacitando os diversos sujeitos sociais para o exercício

de uma nova prática de gestão pública democrática (PON-

TUAL, 2005).

Nesses trabalhos de assessoria surgiram inúmeros de-

safios que evidenciaram uma extrema complexidade não só

na formação de sujeitos sociais, imersos numa cultura políti-

ca avessa a participação social qualificada em espaços públi-

cos, como também pela a dificuldade dos agentes públicos

em compartilhar o poder de decidir coletivamente.