1090
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de EP, em uma convergência entre participação e ação dos
governos municipais e representantes da sociedade civil.
Como assinalou Pontual (2005) sobre o principal objetivo da
formação para a construção de políticas públicas: “criar as
condições para que esta participação ocorra de fato, capa-
citando os diversos atores (da sociedade civil e do Estado)
para o exercício de uma nova prática de gestão pública de-
mocrática” (p. 102).
Nessa convergência, concordo com aqueles que
afirmam que há o risco da EP ser reduzida a um conjunto
de procedimentos metodológicos utilizáveis para a do-
mesticação de pessoas e manipulação de processos polí-
ticos por parte de agentes e técnicos de governos e orga-
nizações que desejam o consentimento passivo aos seus
projetos políticos pessoais e partidários e aos serviços e
produtos comerciais disponíveis no chamado “mercado
educacional”.
Além desse risco, reconheço que houve perdas sen-
síveis para a EP no processo de construção de políticas
educacionais em alguns municípios, tais como: a limitação
da autonomia dos educadores populares frente aos obje-
tivos estabelecidos pelos técnicos locais e governantes, a
redução da duração dos processos formativos populares
devido à exigência de resultados rápidos e mensuráveis
nos procedimentos de trabalho, especialmente para os es-
tudos coletivos, algumas restrições às decisões coletivas
frente aos determinantes legais municipais, a dificuldade e
a restrição da expressão oral dos participantes em função
da presença das consideradas autoridades locais e, prin-
cipalmente, a permanente possibilidade de manipulação,
alteração e abandono das decisões coletivas pelos gover-
nantes no decorrer do mandato de governo ou com a mu-
dança deste.
Mesmo com possíveis riscos e perdas para a EP, os
resultados da sua utilização na construção de políticas edu-
cacionais em administrações de partidos diversos oportu-
nizaram também conquistas para a EP, reforçando a ideia