XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1085
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
RISCOS, PERDAS E DESAFIOS PARA A
EDUCAÇÃO POPULAR NA (RE) CONSTRUÇÃO
COLETIVA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS
1
Carlos Eduardo Moreira
2
Palavras-chave:
Educação Popular. Política Educacional.
Paulo Freire.
INTRODUÇÃO
Este estudo reúne um conjunto de reflexões sobre ris-
cos, perdas e desafios para a Educação Popular (EP) surgidos
a partir do desenvolvimento e aplicação da Metodologia de
Planejamento Estratégico Participativo Educacional (PEPE) de
construção de instrumentos de gestão da política educacional
municipal, voltada para a efetivação de dois grandes objeti-
vos: contribuir para a participação social qualificada dos sujei-
tos sociais e a melhoria dos resultados dos educandos de es-
colas públicas municipais brasileiras. Essas reflexões também
fazem parte dos desdobramentos da pesquisa quali-quanti-
tativa em abordagem de Pesquisa Participante, desenvolvida
no Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais,
da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), no
período de 2011 a 2016 (MOREIRA, 2016).
A Metodologia PEPE foi elaborada a partir de princípios
e orientações da EP, associada aos procedimentos da demo-
cracia participativa, e da releitura do Planejamento Democrá-
1
A pesquisa “Globalização das políticas públicas educacionais no Governo
Lula: uma metodologia para a democracia participativa”, teve o financia-
mento da CAPES por meio da Bolsa Sanduíche no Centro de Estudos So-
ciais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e a bolsa de pesquisa
em nível de doutorado do CNPq.
2
Coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Público In-
termunicipal Serra Catarinense (CISAMA), na cidade de Lages, Santa Cata-
rina. E-mail:
carloseduardomoreira@yahoo.com.br.