XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1087
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
mento e de conhecimento, com a adoção de procedimentos
da democracia participativa, nas últimas três décadas.
Na América Latina, com a predominância do viés
gramsciano de “ocupar espaços estratégicos” para a mudan-
ça gradual, continuamos a busca por alternativas solidárias,
igualitárias e plurais de convivência que vem sendo concre-
tizado em espaços comuns de diálogo e negociação entre
as organizações sociais, os movimentos sociais, os partidos
políticos e os representantes de governos, para a construção
coletiva de políticas públicas, a exemplo do que aconteceu
na transição democrática formal do Brasil, no final do século
XX e início deste século (MOREIRA, 2013).
Cabe ressaltar que a intensificação extrema das in-
terações mundiais no capitalismo globalizado, nas últimas
décadas, com mutações profundas e aceleradas nos planos
econômico, social, político e cultural, não garantiu somen-
te o fortalecimento do sistema de produção capitalista e a
hegemonia do pensamento neoliberal, com o aumento da
exclusão social e da marginalização de grande parcela da
população. A globalização também produziu reações con-
tra-hegemônicas que têm buscado alternativas ao domí-
nio exclusivo do capital sobre as relações humanas, como
vem sendo divulgadas nas edições do Fórum Social Mundial
(FSM).
Uma das principais conquistas, nessa direção, como
forma de “reinvenção da democracia”, foi à implementação
de novos dispositivos institucionalizados da democracia
participativa, na qual existe a garantia dos cidadãos partici-
parem diretamente das decisões políticas, o que significou
uma revalorização das conquistas confirmadas nos textos
legais e na adoção de práticas sociais identificadas com ele-
mentos de uma cultura política democrática.
RISCOS, PERDAS E CONQUISTAS PARA A EDUCAÇÃO
POPULAR
Nos períodos de 2004 a 2016, como membro da Equipe
do Instituto Ágora e, em 2017, como coordenador do Progra-