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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como parte do movimento de sistematização de ex-
periências de EP na América Latina, este texto procurou
aprofundar alguns aspectos do debate sobre riscos, per-
das, conquistas e desafios no desenvolvimento de práticas
participativas que favoreceram o aprendizado de valores
democráticos pelos sujeitos sociais enquanto participan-
tes de espaços públicos construídos a partir de processos
coletivos formativos, nos quais foram conjugados os pro-
cedimentos da democracia participativa com a democracia
representativa, buscando a consolidação de processos de-
cisórios democráticos que reuniram as comunidades esco-
lares e os representantes dos governos municipais para a
definição de ações estratégicas que pudesse contribuir di-
retamente para a conquista de uma educação pública com
qualidade social.
Como bem afirmou o educador colombiano Mejía
(2003), na virada do século XX, iniciou-se um afastamento da
ideia de transformação social, mas surgiram uma multiplici-
dade de protestos plurais e descontínuos e inúmeras inova-
ções político-administrativas que não se centraram somente
em debates sobre a produção nem a luta de classes, mas
trouxeram novas alternativas para a vida cultural e política
de diferentes povos no mundo, como foram apresentadas e
debatidas nos fóruns sociais mundiais nos últimos dezesseis
anos, com implicações diretas para o campo dos Direitos
Sociais, que produziram novos e complexos desafios.
Os desafios estão relacionados, principalmente, ao
conflito político estrutural entre as imposições do atual
Governo federal neoliberal e dos agentes da globalização
hegemônica - agências multilaterais e governos de Estados
hegemônicos -, defensores de uma gestão empresariada
para a Educação Básica, com a subordinação ao mercado,
em contraposição aos objetivos e às demandas dos setores
progressistas e das comunidades escolares em geral.
Em relação às possibilidades de construção coletiva de
instrumentos de gestão de políticas públicas educacionais,