Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1071 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1071 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1071

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

influem neles e nas quais eles igualmente influem

[...] Os homens são porque estão situados. Quanto

mais refletirem de maneira crítica sobre sua exis-

tência, e mais atuarem sobre ela, serão mais ho-

mens (FREIRE, 2001, p. 38).

Ser

em situação, Universidade, como Freire ensina, exi-

ge uma (re)tomada de consciência (contínua) que não está

dada, é um exercício que você, com seus modos eurocêntri-

cos, carece oportunizar (permitir-se). As condições objetivas,

existenciais, corporais, afetivas e espirituais não estão dadas

para esta vivência. A relação estabelecida nas dinâmicas da

Educação Popular freireana, por exemplo, buscam tecer es-

tratégias que promovam (des)encontros entre culturas, pes-

soas e formas distintas de entender o mundo e a si mesmas.

Universidade aprenda com estes modos (des)coloniais

que nascem das experiências existenciais das pessoas. Sa-

beres de um cotidiano que, por vezes, você esmaga, rotula,

desqualifica. O movimento de humanização das instituições

reificadas pela lógica racional hegemônica passa pelo reco-

nhecimento do outro. Aprender juntas este enfrentamento

pode diminuir a distância entre aquilo que falamos do que

fazemos. Que de fato possamos produzir juntas uma rea-

lidade que nos represente através de um ensino que nos

contemple!

Palavras-chave:

Educação Popular freireana. Universidade.

Militância.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. 22ª

Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.

______.

Conscientização: teoria e praticada libertação:

uma introdução ao pensamento de Paulo Freire

.

São Paulo: Centauro, 2001.