XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
influem neles e nas quais eles igualmente influem
[...] Os homens são porque estão situados. Quanto
mais refletirem de maneira crítica sobre sua exis-
tência, e mais atuarem sobre ela, serão mais ho-
mens (FREIRE, 2001, p. 38).
Ser
em situação, Universidade, como Freire ensina, exi-
ge uma (re)tomada de consciência (contínua) que não está
dada, é um exercício que você, com seus modos eurocêntri-
cos, carece oportunizar (permitir-se). As condições objetivas,
existenciais, corporais, afetivas e espirituais não estão dadas
para esta vivência. A relação estabelecida nas dinâmicas da
Educação Popular freireana, por exemplo, buscam tecer es-
tratégias que promovam (des)encontros entre culturas, pes-
soas e formas distintas de entender o mundo e a si mesmas.
Universidade aprenda com estes modos (des)coloniais
que nascem das experiências existenciais das pessoas. Sa-
beres de um cotidiano que, por vezes, você esmaga, rotula,
desqualifica. O movimento de humanização das instituições
reificadas pela lógica racional hegemônica passa pelo reco-
nhecimento do outro. Aprender juntas este enfrentamento
pode diminuir a distância entre aquilo que falamos do que
fazemos. Que de fato possamos produzir juntas uma rea-
lidade que nos represente através de um ensino que nos
contemple!
Palavras-chave:
Educação Popular freireana. Universidade.
Militância.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. 22ª
Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.
______.
Conscientização: teoria e praticada libertação:
uma introdução ao pensamento de Paulo Freire
.
São Paulo: Centauro, 2001.